A Nota Fiscal Gaúcha é um programa que estimula o cidadão a pedir notas fiscais em todas as suas compras, combatendo a sonegação fiscal e contribuição para o retorno do ICMS ao município.

Na manhã desta terça-feira, dia 10, a Administração realizou um evento sobre o sistema de Nota Fiscal Gaúcha(NFG), no auditório do Hospital Isev e contou com a participação de dezenas de representantes das entidades cadastradas do município, dentre elas, escolas estaduais, Apae, Isev, Pella Bethânia dentre outras. A atividade foi ministrada pelas fiscais municipais Simone Pereira, Tânia dos Santos e Maria Carine dos Reis, representante da Inova Soluções Contábeis

Os primeiros tópicos da apresentação foram explicações sobre como são classificadas as entidades cadastradas, como elas podem participar, e o retorno que elas podem ter através do sistema. Através do cadastro na NFG, a mobilização das entidades transforma-se em pontos que representam os repasses financeiros que retornam do governo do Estado para a instituição. São três segmentos de entidades que podem se cadastrar na NFG, são elas: de Educação (escolas estaduais), Saúde e Desenvolvimento Social ou Defesa e Proteção dos Animais.

Um dos principais pontos levantados durante o evento foi sobre a conscientização da população acerca de como funciona o tema e da importância de incluir o CPF nas notas fiscais. De acordo com Maria Carine dos Reis, muitas pessoas imaginam que o preenchimento do CPF na nota é uma forma de onerar o Imposto de Renda(IR), quando na verdade não o é. “O objetivo é que os cidadãos tenham controle sobre as suas notas e possam, também, transformar-se em fiscais. Isto é uma forma de inibir a sonegação por parte das empresas”, salientou.

A Nota Fiscal Gaúcha é um programa que estimula o cidadão a pedir notas fiscais em todas as suas compras, combatendo a sonegação fiscal e contribuição para o retorno do ICMS ao município. Através dele, os cidadãos concorrem a prêmios e as entidades sociais por ele indicadas são beneficiadas com recursos do Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 10/04/2018

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Murilo Dannenberg

Compartilhe!