Alternativa busca manter o vínculo entre professores e estudantes.

Com a pandemia do novo coronavírus, a continuidade das aulas exige uma metodologia diferente para se adaptar ao momento de isolamento. A educação à distância tem se tornado o ponto comum nesta época, inclusive para estudante do EJA – educação voltada para jovens e adultos que não concluíram o período escolar no ensino regular.

Na rede municipal de Taquari, os alunos recebem as atividades escolares por WhatsApp ou buscam o material pedagógico nas escolas, com exceção dos alunos do EJA da EMEF Emílio Schenk. “Começamos a nos preocupar com o retorno dessas atividades, de perder o vínculo com esse aluno. Nosso perfil de aluno são adolescentes e adultos que trabalham durante o dia e que estão, de certa forma, tentando recuperar o tempo em que não puderam por algum motivo estudar, e necessitam daquele incentivo diário, do olho a olho. Por isso,  resolvemos então atendê-los também pelo aplicativo Google Meet”, explica a vice-diretora da escola e responsável pelo EJA, Daiane Reis.

Daiane destaca que houve uma preocupação dos professores em perder o vínculo com esses alunos, daí a ideia em usar o aplicativo como ferramenta de ensino. A nova plataforma iniciou na terça-feira, dia 21, com as quatro turmas de EJA. São quatro aulas semanais, com um professor responsável cada noite por uma turma. “Tudo que é novo inicia pequeno e devagar, tudo novo para todos nós, estamos aprendendo juntos. Estamos sempre tentando achar a melhor maneira de atender nosso aluno, para que ele consiga atingir seu objetivo, que é concluir o ensino fundamental. Isso tudo foi pensando em uma reunião com nossos professores, que estavam preocupados e dispostos à mudança para conseguir ter os alunos mais próximos”, finaliza Daiane.

O EJA na EMEF Emílio Schenk iniciou no ano letivo com 110 alunos matriculados. Hoje, são 65 alunos que acompanham as atividades. “Sabemos que tivemos algumas desistências devido à pandemia, mas foi muito importante aliar a tecnologia à permanência desses alunos no ambiente escolar. Fico muito grata pelo empenho de todos, incluindo professores e alunos”, afirmou a supervisora pedagógica responsável pela Secretaria de Educação, Janifer Lang.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 28/07/2020

Créditos: André Liziardi

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!