Estrutura montada na quadra coberta da Praça da Bandeira se transformou em um verdadeiro recanto de literatura e cultura.

Durante quatro dias, entre 23 e 26 de outubro, Taquari realizou a quarta edição de sua Feira do Livro. Em parceria entre a Secretaria de Educação, a pasta de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, e a unidade de Venâncio Aires do Serviço Social do Comércio (Sesc), a administração montou uma grande estrutura na quadra coberta da Praça da Bandeira. O evento comercializou mais de três mil exemplares e levou quase cinco mil pessoas ao centro da cidade.

Seguindo o exemplo dos últimos anos, a programação foi intensa, repleta de oficinas, espetáculos teatrais, atividades culturais, educativas e literárias, e também de lançamento de obras, entre elas a do escritor João Paulo da Fontoura, patrono da feira em 2019 e titular da cadeira nº 26 da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). “Agradeço pela gentileza do convite feito, me senti extremamente honrado”, afirmou João Paulo, que reside em Taquari há três décadas. Para ele, ter sido escolhido como patrono da feira significou a afirmação de um compromisso com a cultura local.

As bancas dos livreiros e de entidades religiosas taquarienses, bem como os profissionais da Casa do Artesão, atraíram a comunidade com uma grande variedade de obras e produtos, transformando a quadra coberta da Praça da Bandeira em um verdadeiro recanto de literatura e cultura. O ponto alto ocorreu entre os últimos dias 24 e 25, quando se realizaram as apresentações finais do Concurso Literário. O elevado nível dos projetos que os educandários levaram ao público, desenvolvidos ao longo de todo o ano letivo, comoveu os integrantes da comissão julgadora e os representantes da Prefeitura, que decidiram dobrar a premiação.

Na categoria ensino fundamental, sagrou-se vencedora a Escola Emílio Schenk, com o projeto “Cultura brasileira: a história contada através da arte, do século XVI ao XXI; em segundo, apresentando a “Escola de heróis”, ficou a Pedro Pereira Machado, e em terceiro, figurou a La Salle, com o tema “#OCircoChegou”.

Já na categoria ensino infantil, a grande campeã foi a EMEI Casa da Criança, que trabalhou o projeto “Criando, recriando e inventando: um mundo de imaginação para descobrir; a segunda colocada foi a Pequeno Aprendiz, com o projeto “Uma arca para todos”, e o terceiro lugar ficou com a EMEI Coqueiros, que apresentou a história “Ler, cantar e encantar no mundo de Oz”. As grandes campeãs ganharam a quantia de R$ 7 mil da administração, enquanto as vices levaram R$ 5 mil, e as terceiras, R$ 3 mil. O restante dos educandários embolsou R$ 2 mil pela participação no concurso.

“Dispensa qualquer comentário a qualidade do que vimos, fruto de muito trabalho e esforço de funcionários, professores e diretores. Emoção talvez seja a palavra que melhor defina”, destacou o prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco). Segundo a coordenadora de Cultura, Sabrina Freitas, a participação da comunidade comprova que a feira é um ícone para o município. “É um evento que abrange história, artistas, o lúdico, atividades culturais, poesia, enfim, um conjunto de atrações que mostram o quanto preservamos a memória dessa terra”, salientou.

O último dia de programação contou com a realização da Caminhada das Vitoriosas (ação alusiva à campanha Outubro Rosa). Logo depois, houve apresentação da Orquestra de Santa Clara do Sul e, em seguida, a cerimônia de encerramento. “Taquari viveu grandes noites. Maneco e eu nos sentimos felizes e honrados em poder participar, por mais um ano, dessa feira que tem o poder de transformar vidas e nos preparar para um futuro cada vez melhor”, declarou o vice-prefeito, André Brito.

Data de publicação: 31/10/2019

Créditos: Juliano Kern