Iniciativa se estende até sábado, dia 26, na quadra coberta da Praça da Bandeira, em parceria entre a Secretaria de Educação, a pasta de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, e o Serviço Social do Comércio (Sesc)/Fecomércio, unidade de Venâncio Aires.

Na noite da última quarta-feira, dia 23, ocorreu a cerimônia de abertura da 4ª Feira do Livro de Taquari. A iniciativa, que se estende até sábado, dia 26, na quadra coberta da Praça da Bandeira, é executada em parceria entre a Secretaria de Educação, a pasta de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, e o Serviço Social do Comércio (Sesc)/Fecomércio, unidade de Venâncio Aires.

A solenidade foi marcada por apresentações dos educandários do município, das bandas marciais das escolas Osvaldo Ferreira Brandão e Timótheo Junqueira dos Santos, e dos corais do projeto “Comunidade Ativa”. Presente no evento, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco) destacou o grande significado da feira. “Momento especial para reforçarmos o quanto a cultura, a literatura e a leitura são importantes em nossas vidas. Esperamos que todos aproveitem e prestigiem as atrações”, disse.

Patrono da Feira do Livro 2019, o escritor João Paulo da Fontoura fez uso da palavra após receber homenagem da administração municipal, entregue pela secretária de Educação, Ana Paula Arnt. “Quero agradecer pela gentileza do convite feito pela Prefeitura, me sinto extremamente honrado”, afirmou João Paulo, para logo em seguida badalar o sino, em ato que simboliza oficialmente o começo do evento na quadra coberta da Praça da Bandeira. Quem também participou das atividades da noite foi a escritora Denise Kern, que promoveu o lançamento de uma coletânea de obras voltadas à educação financeira: “Quanto valem os centavos?" e "Quanto eu pago de impo$tos?”.

As atividades de quinta-feira, dia 24, começaram às 9h, e seguiram por todo o período da tarde. Entre elas, bate-papo sobre HQ das Cavernas ao Cinema, com André Alves; oficina de zine com Denilson Reis e Paulo Kobielski; e oficina de HQ com Adão de Lima Júnior. Tudo isso com animação cultural do grupo Vivandeiros da Alegria. À noite, a partir das 19h, ocorreu concurso literário, com apresentação das escolas participantes (anos finais e ensino médio).

Confira o restante da programação

Dia 25/10, sexta-feira, a partir das 9h: animação cultural com Vivandeiros da Alegria; teatro com o grupo Os Mascates; palestra-show com a escritora Eleonora Medeiros; orientação saúde bucal do projeto Sorrindo Para o Futuro; animação cultural com Vivandeiros da Alegria.

A partir das 14h: mesmas atividades mais apresentação de capoeira do projeto Comunidade Ativa.

Às 19h: concurso literário, com apresentação final das escolas participantes (educação infantil e anos iniciais).

Dia 26/10, sábado, a partir das 15h: Caminhada das Vitoriosas; premiação do concurso literário; apresentação da orquestra de Santa Clara do Sul.

Atividades sistemáticas: exposição de zine, produzida por estudantes e professores das escolas municipais Emílio Schenk e Osvaldo Ferreira Brandão; pintura de rosto.

Data de publicação: 24/10/2019

Créditos: Juliano Kern