"Expresso Brasil: Nossa Viagem Literária" foi desenvolvido pela professora Fabiana Machado com alunos de 8º e 9º anos

O projeto "Expresso Brasil: Nossa Viagem Literária", da Escola Municipal de Ensino Fundamental La Salle, é um dos finalistas do prêmio "Fala, Professor!" na categoria Anos Iniciais. A divulgação do resultado ocorreu na última terça-feira, 20 de novembro. Ao todo, seis projetos foram selecionados: três na categoria Anos Iniciais e outros três na categoria Anos Finais.

Desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa Fabiana de Paula Machado, 37 anos, o "Expresso Brasil: Nossa Viagem Literária" envolveu alunos de 8º e 9º anos e contou com uma série de atividades voltadas à prática da leitura e da escrita. "Plantamos a semente e agora estamos colhendo. Os méritos são todos dos estudantes, que abraçaram a ideia e se dedicaram ao máximo. Só o fato de estarmos entre os finalistas já representa uma vitória", salienta Fabiana.

Ao longo do projeto, foram realizadas várias ações. Entre elas, o Passaporte Literário, que consistiu na leitura de cinco autores de diferentes regiões do Brasil, e a Sacola da Leitura, que proporcionou aos alunos um momento de leitura em família. Além disso, os estudantes participaram de uma blitz literária, um happy hour e um piquenique.

Segundo Fabiana Machado, as atividades tiveram como objetivo incentivar e capacitar os alunos a lerem mais e melhor. "A participação e o comprometimento de todos possibilitaram o sucesso da iniciativa. Ver o brilho no olhar de cada um foi gratificante", afirma a idealizadora do projeto.

A cerimônia de premiação está marcada para 6 de dezembro, quando serão conhecidos o professor e a escola vencedores de cada categoria. Para o professor, o prêmio será uma viagem para a Bahia, com direito a um acompanhante, hospedagem no Resort Iberostar e todas as despesas pagas, além de R$ 2 mil. Para a escola, a vitória renderá R$ 10 mil.

Fonte: Assessoria de imprensa

Data de publicação: 21/11/2018

Compartilhe!