Desde o ano passado, a Prefeitura de Taquari, através da Secretaria de Educação, trabalha na implementação da leitura como um dos principais aspectos educacionais na rede municipal de ensino. O projeto de incentivo à leitura, que contempla escolas municipais, do ensino infantil à educação de jovens e adultos, e também a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), tem como objetivo despertar o interesse pelo hábito de ler nos alunos. Pois a leitura é uma das principais ferramentas na construção de um vocabulário mais rico, melhor raciocínio e aprimoramento da capacidade cognitiva.

Com um investimento de R$ R$ 114.735,00, todas as escolas da rede municipal, além da (APAE) receberam diversos tipos de livros, com gêneros variados; desde conteúdo didático e de literatura, também está incluso material lúdico e de estímulo à imaginação. Para que o projeto alcance todas as pessoas de forma igualitária, foi implementada uma inclusoteca. Isto é, bibliografia adaptada para os estudantes portadores de necessidades especiais. Outros núcleos abordados são a Babyteca e o Projeto Pilares, voltados para crianças nos anos iniciais e desenvolvimento da criatividade e imaginação, respectivamente.

Segunda a responsável pela Educação, Ana Paula Arnt, o retorno das escolas têm sido muito positivo. “Têm sido realizados trabalhos maravilhosos nas turmas participantes, recebemos um retorno muito diversificado das escolas, e vemos um empenho enorme, em especial na contação de histórias”, destacou. “Elas têm feito toda uma caracterização para transformar a leitura em uma experiência diversificada” finalizou.

Um dos educandários que participam do projeto, a Emef Emílio Schenck, apresenta grande participação dos alunos. Conforme a diretora Sandra da Silva, o alunos aderiram completamente ao projeto. “O envolvimento dos alunos está sendo surpreendente, pois a leitura vem sempre acompanhada de uma ação diferenciada, motivando-os a ler para realizar tarefas propostas que na maioria é atraente para eles.Não é simplesmente ler por ler”, salientou.

Na Emílio Schenck, está sendo realizado neste ano letivo o projeto “ Celebrando a vida, semeando para o Futuro”,em que todas as atividades desenvolvidas estão direcionadas para a leitura e valores sociais. Com envolvimento de todas as turmas, cerca de 450 alunos participam do projeto, que conta com ações são diversas, com poesias, lendas folclóricas, histórias infantis, literatura infanto-juvenil e artigos de jornais revistas.

Iniciativas como esta serão fundamentais para as escolas competirem no 2º Concurso Literário Municipal, que será realizado na 3ª Feira do Livro de Taquari, em agosto deste ano. Para o concurso deste ano, os candidatos serão avaliados não apenas por sua apresentação no dia do certame e pelo projeto escrito, mas também pelo trabalho realizado pelas turmas. A comissão julgadora visitará cada uma das escolas e conhecer de perto o trabalho em literatura realizado nos educandários. No ano passado, foram entregues os  20 mil reais em prêmios para as escolas municipais pela participação no 1° Concurso Literário Municipal. A EMEI Pequeno Aprendiz e a EMEF La Salle foram as vencedoras do prêmio, recebendo 5 mil reais cada uma.

Data de publicação: 16/07/2018

Créditos: Murilo Dannenberg