Oferta de vagas deve ser ampliadas com a finalização de duas novas creches

Desde o início da gestão, a Administração Municipal tem investindo em educação de qualidade, com distribuição gratuita de material e uniforme escolar, merenda de qualidade e capacitação dos professores. Além disto, uma das preocupações do município é com a oferta de vagas para educação infantil para todas as crianças.

Em 2016 a Prefeitura inaugurou a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Paulo Freire, no prédio que funcionava a Escola Estadual de Ensino Fundamental Clotilde Braga, no bairro Praia. Com a abertura desta escola infantil foram disponibilizadas cerca de 100 vagas na educação infantil.  Atualmente o educandário atende 85 alunos, sendo 45 em turno integral. A diretora da escola, Mariana Franken, destaca a participação da comunidade nas atividades escolares. “Sempre que temos atividades, todos participam. Para nós é muito importante, pois mostra que a comunidade está aprovando o nosso trabalho aqui”, comemora. A grande maioria dos alunos são dos bairros próximos ao colégio. De acordo com a diretora, os pais têm liberdade e diálogo com a equipe diretivo constante. “A gente se sente integrado na comunidade”, finaliza Mariana.

Neci da Silva, 28 anos, tem dois filhos estudando na Paulo Freire em turno integral. Ela é moradora do Bairro Praia e destaca a importância dos filhos conseguirem estudar perto de casa. “Aqui são 200 metros de casa, para mim ficou muito melhor”, destaca. Uma das coisas importantes para ela é a distribuição de material e uniforme escolar. “É muito bom, a gente não precisa gastar com nada. Eles recebem tudo do município. E sempre que a gente precisa os pessoal (professores e diretores) estão aqui para nos ouvirem. Isso para nós é muito importante”, finalizou.

Para o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, ofertar vagas, com direito a uniforme, material e merenda de qualidade é um compromisso da Administração Municipial. “Estamos trabalhando para que as duas novas creches que estão em construção nos bairros Leo Alvim Faller e Colônia Vinte de Setembro sejam concluídas e  possam zerar a lista de espera por vagas no município, que vem diminuindo ano a ano. Logo, mais crianças estarão sendo matriculadas, recebendo todos os dias transporte, merenda de qualidade, material escolar, uniforme escolar. Hoje, já são cerca de 800 crianças em nossas creches e vamos ampliar esse número”, afirma.

Novas creches

Em busca de aumentar as vagas na educação infantil do município, e integrar ainda mais a comunidade no âmbito escolar, a Administração de Taquari trabalha na construção de duas novas creches na cidade. As Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) dos Bairros Léo Alvim Faller e Colônia 20 estão sendo erguidas e finalizadas para abrir mais de 240 novas vagas paras as crianças na rede municipal.

A Secretaria de Educação trabalha hoje com lista de espera de crianças para entrarem na rede municipal. Devido à falta de espaço físico, o município têm mantido um controle ordenado das inscrições dos alunos. Com a conclusão das obras, Taquari passará a contar com mais estruturas para atender a comunidade em definitivo.

A coordenadora de Educação, Ana Paula Arnt, destacou que as vagas vão auxiliar muitas famílias. “Mais de duzentas e quarentas novas vagas representam que centenas de famílias poderão ter uma educação de qualidade para seus filhos. Além de poderem dedicaram-se mais ao desenvolvimento profissional e familiar”, salientou.

Atualmente as obras na Emei no Bairro Leo Alvim Faller estão em estágio final e na Colônia 20 segue em ritmo acelerado.

Data de publicação: 16/05/2018

Créditos das Fotos: André Liziardi e Murilo Dannenberg