Rodoquímica, Renovest e dois aviários receberão auxílio do Poder Público para qualificar suas estruturas e abrir novos postos de trabalho no município.

Se o ano de 2019 terminasse antes da tarde ensolarada da última segunda-feira, dia 30, Taquari já teria motivos suficientes para comemorar. Mas a administração municipal foi mais além: convocou seus funcionários, comunidade em geral, empresários e, em ato no saguão da Prefeitura, promoveu a assinatura de termos de incentivo para estruturação de quatro empresas em Taquari.

A Rodoquímica é um exemplo. Do Poder Público, ela receberá auxílio para serviços de terraplenagem e aterro para construção de um novo espaço. A Renovest, por sua vez, terá investimentos para erguer outro pavilhão, o que duplicará a sua planta.

Além delas, a instalação de dois aviários promete alavancar ainda mais a economia taquariense e a criação de postos de trabalho. O primeiro ganhará terraplenagem e aterro; o segundo, incentivo para o retorno de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) após o início de suas atividades.

Quem comandou o evento na sede do Executivo foi o prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco). Segundo ele, o setor avícola em Taquari terá mais de R$ 100 milhões em investimento privado. No total, a Prefeitura destinará mais de R$ 1 milhão para qualificar os quatro empreendimentos.

“Decidimos fazer essa reunião aberta devido ao simbolismo para Taquari. Estamos assinando termos de incentivo para instalação e aumento de quatro empresas, quando o Estado e o país seguem em crise. Nós estamos tendo o orgulho e a honra de receber dois novos investimentos muito vultuosos, e de outras duas empresas, que ampliarão sua produção e seus produtos, gerando renda, emprego e desenvolvimento para a cidade”, destacou Maneco.

O prefeito ainda sublinhou a importância de mais uma conquista realizada em 2019. “Não lembro de outro momento em nosso município em que, no mesmo ano, a gente tenha tão boas notícias numa área que é problemática em todos os lugares e vinha sendo em Taquari, que é a geração de empregos e o aumento de receita no orçamento do município, especialmente vindo da indústria e da produção primária”, enfatizou.

Conforme Maneco, hoje Taquari segue o exemplo de outros municípios da região e recupera seu protagonismo. “Comparando com cidades do mesmo tamanho, nosso orçamento é a metade, justamente porque há décadas elas fizeram o que estamos realizando agora: recebendo as empresas, oferecendo incentivo e ajudando naquilo que está ao alcance. É um momento muito especial para finalizar 2019. Se foi um ano ruim para o Estado e o país, não tenho dúvidas de que foi o melhor para Taquari nos últimos 40. São mais de R$ 50 milhões em obras atualmente”, finalizou o mandatário.

Após o discurso, o prefeito chamou os representantes de cada empresa para assinatura dos documentos. A cerimônia também contou com a presença do vice-prefeito, André Brito; secretários municipais, servidores e vereadores.

Data de publicação: 31/12/2019

Créditos: Juliano Kern