O programa voltado para o desenvolvimento empresarial do município, que dará a oportunidade a 50 micro e pequenas empresas locais de alavancar seu desenvolvimento através da parceria com o Sebrae.

O crescimento econômico de um município depende, dentre outros fatores, do surgimento e desenvolvimento de novas empresas. Além de abrir novos postos de trabalho, esses empreendimentos muitas vezes são responsáveis por diversificar o mercado, oferecer às pessoas novas opções de produtos e serviços, atrair visitantes de outras regiões, conforme o tipo de negócio que se destaca. Com o objetivo de encontrar e definir microempresas e empresas de pequeno porte que podem exercer este papel de agente em crescimento,  ocorreu na tarde de ontem, dia 8, uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) entre a entidade e a Prefeitura de Taquari, em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS). Dentre os presentes, estava o vice-prefeito, André Brito; o fiscal de tributos Felipe Pereira; o Coordenador de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Mega; o vereador Ramon Kern; o presidente do CDL, Maicon Costa; a representante do CDL, Valéria Larsen e os técnicos do Sebrae, Ademir Ewald e Clóvis Glesse.

No encontro de ontem, assim como as ações a seguir, fazem parte do Programa “Crescer Taquari”, que será um programa voltado para o desenvolvimento empresarial do município, que dará a oportunidade a 50 micro e pequenas empresas locais de alavancar seu desenvolvimento através da parceria com o Sebrae. Os técnicos da entidade, realizarão um diagnóstico na empresa, apontando possíveis áreas que podem ser aprimoradas e ações que possibilitarão à empresa aumentar sua participação no mercado e consequentemente seu faturamento. Estes diagnósticos, que serão gratuitos, serão realizados após a definição das empresas participantes, cuja lista final será lançada no dia 22 deste mês pelo CDL. O lançamento oficial do programa para a comunidade será realizado ao final do mês de junho, quando as etapas iniciais estiverem realizadas.

Segundo o vice-prefeito André Brito, o sucesso do programa está diretamente relacionado à participação dos empreendedores. “O mais importante é que se crie um sentimento de mobilização, de interesse dessas pessoas. É preciso trabalhar para dar certo”, salientou André. Pensando nisso, Prefeitura e CDL farão uma série de visitas prévias por diversos estabelecimentos taquarienses, que se enquadram nas características do programa, para explanar a iniciativa e confirmar o interesse ou não em participar.

O Atendimento Especializado do Sebrae aos empreendimentos participantes consiste em identificar as principais oportunidades de desenvolvimento da empresa, especialmente dentro de cinco quesitos: gestão financeira do negócio, processos de produção, planejamento de negócios, percepção e participação de mercado e gestão de pessoas. O técnico do Sebrae, Ademir Ewald, destacou como funciona o atendimento. “Analisamos a empresa e apontamos qual dos fatores podem mais impactá-la naquele momento. São orientações para melhora de desempenho”, frisou. Segundo ele, à partir da definição das empresas, serão traçados os principais perfis de empreendimento do grupo e serão promovidas diversas qualificações, workshops, indicações de cursos e outras atividades. Além disso, os interessados podem contar com um serviço de consultoria, com custos variáveis de acordo com a demanda da empresa.

De acordo com dados do Sebrae, a participação dos pequenos negócios é fundamental para o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB), seja ele nacional, regional ou municipal. As pequenas empresas representam 27% do PIB, 52% dos empregos com carteira assinada e 40% dos salários pagos no país (IBGE, 2014). Em Taquari, sua importância é ainda maior, tendo em vista que os serviços, categoria na qual se enquadram muitas das pequenas empresas e comércio do município, representam mais de 30% do PIB, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2015). O que reforça o papel e potencial destes empreendimentos na economia taquariense.

Data de publicação: 09/05/2018

Créditos: Murilo Dannenberg