Ao todo, 5185 alevinos, a maioria sendo variedades de carpas, foram distribuídos aos produtores. A ação tem como objetivo o povamento dos açudes, e foi realizada em parceria com o Comdagro, STR e Emater.

Na manhã desta quarta-feira, dia 26, a Administração Municipal, através da Agricultura, distribuiu espécies de alevinos à agricultores taquarienses. A ação tem como objetivo o povoamento dos açudes, e foi realizada em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comdagro), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquari e Tabaí (STR), e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar).

O agricultor Nelson dos Santos Amaral, de 48 anos, se mostrou satisfeito com os alevinos que levou para sua propriedade. “Eu acho muito boa essa campanha de povoamento, a gente consegue manter vivos os açudes com peixes e com sorte ainda comercializa no próximo ano”, falou o produtor. Ele levou espécies de carpa capim e húngara.

A população adequada de alevinos depende de fatores como o tamanho do açude em metros quadrados; as espécies de alevinos; a renovação da água; a alimentação; a fertilização da água; o tamanho desejado na despesca e o tempo entre despescas. A Emater recomenda uma população moderada. Indica um alevino para cada quatro metros quadrados, acrescendo mais 20% no número dos mesmos para compensar perdas naturais.

Data de publicação: 26/04/2017

Créditos: Murilo Dannenberg