nova proposta objetiva alcançar, também, alunos ainda mais jovens, à partir dos 16 anos, que realizarão uma formação com atividades psicopedagógicas.

Buscando o desenvolvimento de novas ferramentas de inclusão no mercado de trabalho, em especial para os estudantes portadores de algum tipo de necessidade especial, a Administração mantém uma parceria com a Calçados Beira-Rio. Essa relação propicia treinamentos direcionados aos alunos e oportunidades de ingresso na empresa e mercado profissional. Na manhã de ontem, a representante da Educação, Ana Paula Nunes Arnt reuni-se com membros da Beira-Rio para tratar de uma nova iniciativa que irá aumentar ainda mais o alcance dessa ferramenta.

Nos moldes atuais da parceria, estudantes deficientes, que estudam em instituições do município, com 17 anos e meio, ou mais, têm a oportunidade de realizar curso teórico-prático, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da própria empresa, com o total de 800h de duração. Esses alunos são contratos após a finalização com sucesso de todas as aulas. A nova proposta objetiva alcançar, também, alunos ainda mais jovens, à partir dos 16 anos, que realizarão uma formação com atividades psicopedagógicas, ministradas por uma profissional da empresa e professores de atendimento educacional especializado do próprio município.

O novo curso terá duração de 3 meses e será realizado em local ainda a ser definido pela Administração. A turma será composta por até 14 alunos, selecionados de instituições como a as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O objetivo é organizar e as aulas até o início de setembro e finalizá-las ao final do mês de novembro, com prosseguimento das atividades em janeiro. O curso será realizado no turno da tarde, de segunda à sexta-feira. Finalizada a etapa teórica, os jovens entrarão no quadro de funcionários do empreendimento.

A responsável pela Educação, Ana Paula Nunes Arnt, reforçou a importância da parceria. "Nossa união se configura como um desafio e grande oportunidade. Para as pessoas com deficiência a formação teórico-prática e a atuação em uma empresa representa o exercício laboral remunerado e digno. Ações como esta fazem o que está previsto em lei sair do papel e funcionar na prática. Trata-se de processo inclusivo efetivo e responsável. Acreditamos no potencial do ser humano e seguimos empenhados em avançar cada vez mais", destacou.

O próximo passo será a uma nova reunião, entre profissionais da empresa, a psicopedagoga responsável pelas aulas e as profissionais do município que trabalharão em conjunto no atendimento da turma. Neste encontro, serão definidos os últimos detalhes e os procedimentos que serão adotados ao longo da formação.

Data de publicação: 26/07/2017

Créditos: Murilo Dannenberg