Entre os temas tratados estão a Navegação Arnt e a o nome da Lagoa Armênia

O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país.

Em Taquari, a Escola Municipal de Ensino Infantil Casa da Criança Ceci Leite Costa, aproveitou o mês de agosto para trabalhar o folclore aliado a lendas do município, através do Projeto “Nossas Origens, Nossa Cultura”.

A diretora do educandário, Neusa Wendelstein, destaca a importância de trabalhar com temas que sejam de Taquari. “Nós temos a Navegação Arnt em Taquari e toda a história envolvida com esse período, por isso ajustamos com conteúdos já trabalhados na escola para inserirmos algo nosso”, disse.

Paralelo a isso, a escola trabalha com os livros de Ruth Rocha, que trazem histórias clássicas para o universo infantil, buscando o prazer pela leitura e pelo conhecimento. A vice-diretora da escola, Tatiane Flores, reforça a importância da literatura no combate ao preconceito. “Uma das histórias que trabalhamos é das borboletas Romeu e Julieta, que mostra por meio desse livro, de forma extremamente lúdica e delicada, a segregação e a forma como os preconceitos são, muitas vezes, perpetuados e repassados. E que devemos combatê-los”, disse.

Outra proposta da escola é trabalhar sobre a origem do nome da Lagoa Armênia, trazendo relatos, documentos e informações sobre a história do cartão-postal. No pátio da escola há um pequeno barco, imitando uma nau e fazendo alusão à Navegação Arnt, bem como a chegada dos portugueses no Rio Grande do Sul. Em setembro a escola fará uma excursão até o distrito de Santo Amaro do Sul, para conhecer as origens açorianas.

Data de publicação: 26/08/2022

Créditos: André Liziardi

Créditos das Fotos: André Liziardi

Compartilhe!