Encontro teve como foco a organização das propriedades e paisagismo

Na última terça-feira, 19/10, participantes do Roteiro Rural Freguesia das Figueiras participaram de uma participaram de uma capacitação em paisagismo voltada ao turismo, que ocorreu no Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam), onde a coordenadora e extensionista da Emater/RS-Ascar, Claudete Klein, falou sobre organização da propriedade e paisagismo para atrair turistas e agregar valor à propriedade rural.

Além deste curso, junto com o grupo Travessias, de Travesseiro, os integrantes do Roteiro Rural visitaram propriedades da Rota Fortaleza, do município de Montenegro.

O projeto Roteiro Rural Freguesia das Figueiras surgiu através do resultado de formação e qualificação proporcionada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), contando com o apoio da Prefeitura, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) e do Sindicato Rural, envolvendo os empreendimentos "Delícias do Morro da Cabrita", "Atafona Martins", "Cabanha Duas Figueiras", "Sítio da Ana" e "Cervejaria Morro Pelado". O passeio piloto do roteiro ocorreu em março de 2020, mas devido a pandemia de COVID-19, acabou sendo paralisado durante o período.

"Freguesia" é uma referência à herança da comunidade taquariense, fundada em 1849 e referenciada como uma paróquia ou uma pequena comunidade circunscrita à igreja ou capela local. Já a figueira branca é uma árvore característica da mata atlântica, cujos frutos comestíveis e a sombra frondosa reúnem insetos, aves, roedores, mamíferos, répteis e pessoas. "Por coincidência, todas as propriedades do roteiro exibem orgulhosamente figueiras", afirma a coordenadora de Cultura da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Sabrina Freitas.

Data de publicação: 21/10/2021

Créditos das Fotos: Divulgação