Cultura, pouco comum no município, apresentou neste ano uma produção de cerca de 60 toneladas

Na localidade do Passo do Juncal, em uma área de cerca de 100 hectares, há uma produção com pouca representatividade na produção rural da região, que tem a maior representatividade em floresta cultivada, criação de gado e cultivo de arroz. No local é cultivado nogueiras, são cerca de 3.500 pés. A aposta na produção de nozes, como única cultura da propriedade, surgiu há mais de 50 anos. O agricultor Mauro Bonaldo, assumiu a área há cerca de 11 anos.

As nogueiras, que levam cerca de seis anos para começar a produção, foram plantadas por uma antiga empresa de que pai de Mauro fazia parte. Há 30 anos, a propriedade foi adquirida por completo pela família, e, há uma década, Mauro é o responsável, que tem investido na ampliação do cultivo. Em torno da metade das árvores foram plantadas nos últimos dez anos e deve aumentar a produção conforme o desenvolvimento da planta, que chega a 15 metros de altura.

A colheita neste ano ocorreu entre os meses de  março, abril, maio e junho. São utilizados maquinários para balançar as árvores e derrubar as nozes sobre lonas no chão, o que facilita o recolhimento. Neste ano, a propriedade chegou a 60 toneladas da fruta. Durante o período de foram contratos entre 30 e 35 safristas para a colheita.

E na safra de 2021, o agricultor comemora mais uma vitória: a exportação de parte da produção para o mercado europeu e asiático. Foram 40 toneladas destinadas para exportação e 20 toneladas para o mercado interno. “Com a exportação há uma valorização do nosso produto e amplia a possibilidade de mais investimentos na área”, comemora Mauro Bonaldo.

Mauro destaca o investimento realizado em equipamentos para colheita e processamento da noz-pecã, o que possibilitou a ampliação do mercado externo. “Temos câmara fria para armazenar, secadores, porque a rancificação dela é fácil se não tiver cuidado. Tem que colher e secar, ter maquinário de acordo; é uma indústria completa”, explicou Mauro. O agricultor projeta um espaço para agroindústria e processamento da produção.

Neste ano, a Prefeitura, através do trabalho da Secretaria de Agricultura, as estradas da localidade foram patroladas para melhorar o acesso e escoamento da produção, principalmente no período da safra. Para o prefeito André Brito, o apoio à produção primária é essencial para o desenvolvimento econômico de Taquari. “Estamos em constante diálogo com nossos produtores rurais para auxiliarmos. A agricultura é um elo forte em Taquari e queremos valorizar isso, pois gera desenvolvimento e trabalho no campo”, afirmou.

Data de publicação: 19/08/2021

Créditos das Fotos: Divulgação