Visitantes percorreram propriedades rurais do município

No último domingo, dia 15, o roteiro “Freguesia das Figueiras”, no interior de Taquari recebeu um grupo de turistas, que percorreu cerca de 13km por diversas propriedades, aproveitando trilhas, história e alimentação típica, tomando todos os cuidados e protocolos de higienização.

O projeto surgiu através do resultado de formação e qualificação proporcionada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), contando com o apoio da Prefeitura, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) e do Sindicato Rural, envolvendo os empreendimentos "Delícias do Morro da Cabrita", "Atafona Martins", "Cabanha Duas Figueiras", "Sítio da Ana" e "Cervejaria Morro Pelado". O passeio piloto do roteiro ocorreu em março de 2020, mas devido a pandemia de COVID-19, acabou sendo paralisado durante o período.

"Freguesia" é uma referência à herança da comunidade taquariense, fundada em 1849 e referenciada como uma paróquia ou uma pequena comunidade circunscrita à igreja ou capela local. Já a figueira branca é uma árvore característica da mata atlântica, cujos frutos comestíveis e a sombra frondosa reúnem insetos, aves, roedores, mamíferos, répteis e pessoas. "Por coincidência, todas as propriedades do roteiro exibem orgulhosamente figueiras", afirma a coordenadora de Cultura da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Sabrina Freitas.

“Foram momentos incríveis!! Junto à natureza, trilhas no mato e potreiro, sendo 13 km de muitas emoções.,Muito obrigada pelo carinho e atenção, povo de Taquari! Recarregar as energias é maravilhoso! Gratidão pelas amáveis companhias”, destacou uma das participantes, a professora Izolde Maria Schneider. O passeio no último domingo foi realizado em parceria com o Passeios da Colônia, de Alício de Assunção.

Delícias do Morro da Cabrita

Localizado na Linha Júlio de Castilhos, o Morro da Cabrita é acessado por uma trilha em meio a mata nativa e arroio, em trajeto de dois quilômetros. Num paredão, uma figura moldada pelo tempo representa o animal. Na propriedade, uma família comercializa pães, biscoitos, broas e geleias produzidos no local.

Atafona Martins

Na localidade de Amoras, os visitantes acompanham a preparação da farinha de mandioca, do polvilho e da tapioca. A Atafona Martins oferece bejus recheados, farinha, massa de tapioca e diversos outros produtos.

Cabanha Duas Figueiras

Em Arroio do Potreiro, na Cabanha Duas Figueiras, a vivência é de um dia no campo. Entre os atrativos, estão cancha de tiro de laço, galpão de fandango, animais e passeios de charrete. Na gastronomia, o destaque fica por conta da costeleta de porco caseiro assada ao molho de geleia com pimenta, acompanhada de quibebe e outras delícias características da região. No inverno, o tradicional preparo taquariense: o fervido.

Sítio da Ana

Nesse local, os visitantes conhecem o plantio orgânico de vegetais e morangos, além de colher os próprios produtos que quiserem adquirir. O local fica às margens da RSC-287, em Amoras.

Cervejaria Morro Pelado

Também em Amoras, tendo como sede um casarão centenário, herança da colonização açoriana, está uma fábrica de cerveja artesanal, onde é possível conhecer o processo de fabricação da bebida e adquiri-la em embalagens de consumo ou para presente.

Data de publicação: 18/08/2021

Créditos das Fotos: Sabrina Freitas