O Departamento de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária já tem disponíveis os dados do último Levantamento de Índices Rápido (Lira), realizando noo mês de maio. O objetivo da ação é a avaliação e o controle da situação de mosquitos como o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. O Lira avaliou pontos em todo o perímetro do município.

Os resultados foram divulgados após análise da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), os quais foram obtidos através da coleta de 50 amostras para averiguação, com 500 larvas ao total. Deste montante foram encontradas 10 larvas de Aedes aegypti  entre casas e terrenos baldios. Dessas, apenas 10 apresentaram a presença do mosquito, sendo um no bairro Olaria, duas na Praia, duas na Leo Alvim Faller, duas no Centro, duas no Prado e uma no Santo Antônio. Esse número representa um número considerado baixo, dentro dos padrões infectologistas.

Segundo a agente de campo, Cláudia Helena da Silva, o resultado do levantamento é satisfatório para o município. “O número de amostras contendo a espécie Aedes aegypti foi bastante baixo, tendo em vista o número de amostras e principalmente a quantidade de locais que visitamos”, ressalta ela.

Cláudia também reforça que o município continuará a dedicar esforços contra o agente transmissor. “Mesmo com o bom resultado, daremos continuidade no combate à proliferação do Aedes aegypti, pois somente com a erradicação completa estaremos com a garantia de segurança”, finaliza.

Apesar do baixo número de amostras, a CRS continua classificando Taquari como infestada pela espécie. A mudança de tal situação depende também da colaboração dos cidadãos taquarienses, que devem estar atentos a eventuais pontos de foco do mosquito.

De acordo a agente, dicas simples como colocar areia nos vasos de flores, atentar para a situação da água de piscinas e evitar que o acúmulo de água parada em objetos externos são ações fundamentais nesse combate, em especial no inverno.

Data de publicação: 24/06/2021

Créditos das Fotos: Divulgação