Atendimento é focado em criar um vínculo entre a unidade de saúde e o paciente

O comprometimento e a busca por uma identidade junto à comunidade é o principal objetivo da equipe de trabalho da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Colônia 20. A unidade atende, em média, entre 20 a 24 consultas médicas diárias, sem contar o público acolhido pela equipe de enfermagem. Na unidade de saúde são efetuadas vacinas, atendimento odontológico, além de cuidados básicos com agentes de saúde.

 O médico Diego André dos Santos iniciou o atendimento no posto de Saúde da Colônia 20 há cerca de um mês. Diego  é formado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O trabalho do profissional da saúde consiste no atendimento através de consultas e acolhimento dos pacientes. “A relação médico e paciente tem que ser a mais clara possível para tentar resolver as demandas da melhor forma possível. Já esperava essa rotina de unidade básica, era o que eu já imaginava. Estou conhecendo aos poucos os pacientes e buscando implantar uma conduta com eles, através do incentivo de práticas esportivas e alimentação saudável”, disse.

O atendimento mais comum é para doenças crônicas e controle de doenças como diabetes e hipertensão “Além do trabalho no posto, eu realizo visitas domiciliares, que estão um pouco limitadas devido à pandemia. Mas seguimos fazendo conforme o pedido e indicação das agentes de saúde”, afirmou.

Iara Medeiros, 49 anos, é moradora do Bairro Colônia 20, e busca com frequência o serviço da unidade de saúde. “Faço acompanhamento médico para exames de rotina. O atendimento do pessoal do posto é muito bom”, disse. Na semana passada, ela realizou a primeira consulta com o Dr. Diego, para apresentar exames médicos. “Gostei muito dele, foi tudo muito bem explicado”, destacou.

O atendimento médico no ESF da Colônia 20 é realizado de segunda a sexta-feira, durante todo o expediente da unidade de saúde.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 21/06/2021

Créditos: André Liziardi

Créditos das Fotos: André Liziardi

Compartilhe!