Unidade disponibiliza clínico geral, nutricionista, odontologia e pediatria

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Gabriela Oliveira Bittencourt (Vó Bita), localizada no bairro Rincão São José, coloca a resolutividade como um dos principais focos do seu trabalho, ao lado de uma abordagem humanista e próxima dos pacientes. Realizando diversos atendimentos e acolhimentos, os pacientes que buscam atendimento na UBS contam com médico, nutricionista, odontologista e pediatria, além de atendimento ambulatorial, de enfermagem entre outros cuidados básicos.

Conforme a enfermeira responsável pela coordenação da unidade, Raquel Mayer, a equipe da Vó Bita busca um atendimento humanizado. “Trabalhamos com o propósito de resolver as situações que os pacientes trazem até nós. Tendo um excelente diálogo com a população local”, afirmou.

O médico Roberto Yamashita está há pouco mais de um mês na unidade do Rincão São José, formado pela Universidade Federal do Acre, o profissional busca realizar uma abordagem humanizada para a população. “O importante é ouvir e reconhecer a realidade das pessoas que atendemos, para assim conseguirmos fazer um diagnóstico preciso”, disse. Roberto se diz satisfeito com a acolhida recebida, tanto dos funcionários da unidade, como da população do Rincão São José. “Temos um público que é a maioria do meio rural, e temos uma recepção muito boa. As principais demandas que atendemos aqui são pessoas hipertensas e com diabetes, além de pacientes que fazem uso de medicação contínua para depressão, nestes casos buscamos entender o porquê da necessidade desta medicação, com o apoio dos demais profissionais”, falou.

A dona de casa, Guiomar Souza, de 55 anos , é moradora do Rincão São José e busca atendimento com frequência na unidade de saúde. Além das consultas no posto, ela faz acompanhamento no CAPS. “Eu venho com frequência, sou sempre bem atendida por todos”, disse.

Na UBS Vó Bita, diariamente há atendimento com clínica generalista, pediatra nas quintas-feiras, nutricionista a cada 15 dias, para acompanhamento de pacientes, em especial diabéticos e hipertensos, pré-câncer conforme demanda e atendimento odontológico todos os dias, com exceção de quarta-feira à tarde. Além disso, é realizada a vacina da gripe na unidade, triagem e testagem do COVID-19, quando há disponibilidade.

Data de publicação: 16/06/2021

Créditos: André Liziardi

Créditos das Fotos: André Liziardi

Compartilhe!