Foram 1337 testes rápidos realizados entre o sábado e domingo

No sentido de tornar mais fortalecido o trabalho de prevenção e combate à COVID-19, esforço que tem demandado total prioridade e preocupação da administração, a Prefeitura do Taquari, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou testagem em massa para toda população neste fim de semana. Foram feitos 1337 testes ao total, sendo que 86 deram positivos e 55 considerados ativos.

Os pontos de coleta foram na a Praça da Bandeira, Ginásio da Colônia 20, Bairro Léo Alvim Faller (em frente ao Posto de Saúde), Parque de Exposição Nardy de Farias Alvim (Pavilhão) e Rincão São José (em frente ao Posto de Saúde). Já no domingo a testagem foi realizada apenas no pavilhão. Os testes foram realizados no sistema Drive Thru, para evitar aglomerações. As pessoas que não puderam fazer a coleta podem entrar em contato com os postos de saúde durante a semana e agendar.

Franciele Rocha, 24 anos, foi uma das pessoas que fez o teste. “Acredito que pra fortalecer mais o combate ao vírus, foi uma ótima iniciativa. Assim como no meu caso, muita gente teve ou tem a doença e não sabe”, disse. O teste de Franciele identificou que ela já teve o vírus, mesmo sem ter tido sintomas, e por isso não apresenta risco de contágio. “Por mais que eu já tenha contraído a doença e tenha ficado sabendo somente no dia do teste, porém já estando liberada, temos que continuar tomando todos os cuidados, até para diminuir a disseminação do vírus”, finalizou.

Já Sabrine de Souza, 37 anos, fez o teste, o qual deu negativo, nem apresentou que tivesse contraído o vírus. “Achei uma iniciativa muito importante principalmente neste momento que vivemos, desta segunda onda pior que a primeira. Testes em massa ajudam a identificar números mais reais de casos, muitos assintomáticos nem sabem que estão com o vírus e acabam transmitindo aos outros. Identificar esses casos, isolar e identificar os seus contatos é muito importante para conter a disseminação e reduzir os números de novos infectados”, destacou. Mesmo não apontando que tenha contraído o vírus, ela seguirá com todas as precauções e medidas de prevenção ao coronavírus. “Claro que fiquei mais tranquila, mas minha rotina continua a mesma, com os cuidados de higienização e obedecendo às restrições. São muitas mortes, muitos contaminados, não podemos relaxar nos cuidados”, ressaltou.

Para o prefeito André Brito, a testagem é o meio de uma campanha expressiva para identificar cidadãos infectados pelo vírus, e é possível identificar a propagação da pandemia em Taquari, buscando formas de combater o avanço do coranavírus no município. “É um trabalho contínuo das nossas equipes. Passamos sábado e domingo trabalhando para mapear a evolução de casos em Taquari”, afirmou o prefeito.

Data de publicação: 15/03/2021

Créditos das Fotos: André Liziardi