Medida faz parte de um pacote de ações para o enfrentamento ao coronavírus

Em reunião nesta tarde, dia 8, a Prefeitura de Taquari, através da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, definiu diversas medidas de enfrentamento à pandemia de coronavírus no município. As ações iniciam na próxima semana e serão colocadas em prática pelas equipes das unidades de saúde.

A primeira medida é um Estudo Epidemiológico com a realização de mil testes rápidos (TRs) com a população, destes 300 serão destinados ao comércio e indústrias e os demais serão divididos entre os postos de saúde. Os critérios para testagem são: pessoas assintomáticas, pessoas que nunca tiveram coronavírus e uma pessoa por domicílio. Os  testes serão quantitativos por faixa etária ( 20/30 anos, 30/50 anos e 60 anos ou mais). As equipes dos postos entrarão em contato com os pacientes para realização dos TRs, conforme os cadastros já existentes nas unidades. Os exames serão realizados na próxima segunda-feira e terça-feira, dias 11 e 12. “As pessoas serão selecionadas conforme o perfil dos cadastros existentes nos postos e as equipes entrarão em contato para realizar a testagem”, destacou a responsável pela Secretaria da Saúde, Etiene Marques.

Após os números serem divulgados, será feito um estudo com profissionais da saúde para ter um panorama da situação da epidemia em Taquari. “O objetivo deste estudo é nos dar um panorama da doença no município, e assim evitar um colapso no nosso sistema de saúde. Detectando a doença no estágio inicial, podemos iniciar o acompanhamento e tratamento, evitando assim a internação hospitalar e casos graves, além da superlotação dos leitos hospitalares”, disse o prefeito André Brito.

Reforço na Equipe Volante

Desde o início da pandemia a Equipe Volante da Secretaria de Saúde realiza os testes e monitora os casos e suspeitos no município, através de um número de whats exclusivo para isso. Nas últimas semanas a demanda por atendimento tem aumentado, por isso será contratado mais um profissional para auxiliar na comunicação entre pacientes e equipe. Outra medida já realizada é a disponibilização de um médico para atender, de maneira remota, e exclusivamente os pacientes monitorados pela Equipe Volante.

Kit Covid

A Secretaria da Saúde disponibilizará medicação para o tratamento de pacientes sintomáticos, mediante a prescrição médica do profissional da saúde da Equipe Volante. Os kits serão disponibilizados a partir da próxima semana.

Vacina

A administração municipal cotará os preços de seringa e agulha na próxima semana. O objetivo é ter esse material à disposição para imunização do coronavírus.

“Todas essas ações são necessárias para o enfrentamento ao coronavírus em nosso município. É um trabalho conjunto, que envolve diversos profissionais e contamos com o apoio da população taquariense”, finalizou o prefeito André Brito.

Data de publicação: 08/01/2021

Créditos das Fotos: André Liziardi