Entre as medidas, está a suspensão das aulas da rede municipal de ensino, a partir desta quinta, dia 19.

Diante da propagação do vírus COVID-19, o coronavírus, em todo o território brasileiro, a Prefeitura de Taquari se reuniu e divulgou, nesta segunda-feira, dia 16, diversas medidas com vistas à prevenção da doença no município. Através de decreto que será publicado nesta semana, a administração anunciou, entre outras decisões, a suspensão de todas as atividades escolares da rede municipal pelos próximos 15 dias, a partir desta quinta-feira, dia 19, quando também serão canceladas as aulas nas instituições estaduais, conforme comunicado do Governo do Rio Grande do Sul.

O documento elaborado pelo Poder Público taquariense, que não inclui as Emeis, ainda determina, pelo prazo de 30 dias, a suspensão, o adiamento ou o cancelamento de eventos realizados em locais fechados com aglomeração de pessoas. Projetos envolvendo idosos, como o “Comunidade Ativa” e os grupos do CRAS e do CREAS, também estão suspensos por 15 dias. O decreto ainda abrange a adoção de orientações normativas, portarias e boletins dos órgãos competentes, a fixação de cartazes no transporte coletivo, com informações sobre os cuidados de prevenção contra o coronavírus, além de medidas extraordinárias de higienização dos veículos.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone ‪(51) 3653-6281, ‪(51) 3653-6200 ou (51) 9.9529-8982 (WhatsApp). Até o momento, não há casos confirmados ou suspeitos de coronavírus em Taquari, mas, para frear o possível avanço do vírus, é fundamental que a população siga as principais orientações de precaução, que são: lavar frequentemente as mãos, observando-se a técnica respectiva e higiene após tossir ou espirar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafinhas etc., evitando-se, neste momento, também o chimarrão em grupo.

É importante, da mesma forma: utilizar lenço descartável para a higiene nasal; ao espirrar ou tossir, cobrir nariz e boca com o cotovelo flexionado, evitando-se o contato das mãos com a boca e o nariz; manter os ambientes bem ventilados, com as portas e janelas abertas; limpar com álcool objetos tocados frequentemente; ter cautela ao cumprimentar com beijos no rosto, apertando mãos ou abraçando. “Com a colaboração de todos, temos certeza de que vamos vencer mais esse obstáculo”, afirmou o prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco).

Data de publicação: 17/03/2020

Créditos: Juliana Kern