Município é o quarto mais bem colocado do Vale no quesito geração de empregos.

A empresa Zanc já iniciou suas atividades em Taquari, em sala comercial alugada provisoriamente no centro da cidade. Em breve, o call center estará devidamente instalado na área onde se localizava o antigo Seminário Seráfico São Francisco de Assis. As obras já estão em etapa final, faltando apenas alguns ajustes na rede elétrica, nos aparelhos de ar-condicionado e na internet. Após a vinda em definitivo, serão gerados, pelo menos, 600 empregos diretos. Atualmente, cerca de 150 pessoas trabalham no município, enquanto outras 150 atuam na sede de Porto Alegre.

O impacto da Zanc em Taquari já aparece nos indicadores do Ministério do Trabalho. Através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município registrou crescimento na criação de postos de trabalho pelo segundo ano consecutivo.  De janeiro a dezembro de 2019, Taquari registrou 206 contratações a mais do que demissões em empregos com carteira assinada. O resultado é o melhor desde 2013, quando o município havia fechado o ano com saldo positivo de 289. Os números refletem as contratações feitas pela empresa Zanc, que, para a função de cobrador interno, teve saldo de 116 empregos a mais.

Em um comparativo feito com 37 cidades do Vale, Taquari obteve o quarto melhor desempenho em 2019, figurando atrás apenas de Lajeado, com 1.162; Encantado, com 232; e Arroio do Meio, com 221. O município ficou à frente de cidades como Estrela, que registrou 185 contratações a mais, e Teutônia, com 23.

Da Porto Alegre para Taquari

Gustavo Gonçalves é um dos cerca de 150 taquarienses que já estão trabalhando na unidade da Zanc em Taquari. Ele iniciou sua carreira na empresa há um ano, na sede de Porto Alegre, e veio para o município há quase dois meses.

Para o estudante de curso técnico em Recursos Humanos, o horário de trabalho na empresa possibilita estudar e fazer estágio na área. “Tenho a minha entrada na Zanc como um divisor de águas na minha rede profissional. Atender o público através do telefone foi um desafio que acredito ter me saído bem”, destaca.

Compromissos da empresa

Conforme acordo firmado entre Prefeitura e Zanc, a empresa deve contratar prioritariamente mão de obra e serviços diretos e indiretos no município de Taquari, firmar convênio com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para viabilizar descontos em folha para compras de funcionários no comércio local, além de recuperar e conservar, de acordo com projeto elaborado pela administração, a Praça Dom Pedro II, no bairro Praia. Segundo o Poder Público, se todos os compromissos forem mantidos, em 10 anos, o prédio do Antigo Seminário Seráfico São Francisco de Assis será doado à Zanc Assessoria de Cobrança.

Data de publicação: 02/03/2020

Créditos das Fotos: André Liziardi/Juliano Kern