Evento contará com seis pontos de atrações na zona rural do município.

A Prefeitura de Taquari, através da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, juntamente com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), realizará no próximo dia 10 a visita-piloto do roteiro de turismo rural de Taquari “Freguesia das Figueiras”, planejado desde o final de 2017. O passeio conta com seis propriedades rurais, unindo belezas naturais, culinária e agroindústrias familiares.

A primeira visita ao roteiro contará com convidados. O transporte sairá da Prefeitura, às 8h, com retorno previsto para as 16h. “Para nós, envolvidos, é uma imensa satisfação, pois foram dois anos de capacitação em Turismo Rural, proporcionados pelo Senar, e agora iniciamos o roteiro em Taquari. Isso só foi possível com o apoio de todos que acreditaram que poderíamos colocar o município na rota turística rural do Estado”, destaca a coordenadora de Cultura, Sabrina Freitas.

O turismo rural é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal de Taquari, o Sindicato Rural, o Conselho Municipal do Turismo (Comtur), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) e proprietários rurais locais. “Destaque-se o trabalho realizado pelo Senar, que proporcionou, durante dois anos, o curso de aperfeiçoamento na área”, complementa Sabrina.

De acordo com a chefe do escritório local da Emater, Ana Cláudia Desconsi, a equipe está apoiando os produtores que participam da iniciativa, e ficou responsável em auxiliá-los no ajardinamento das propriedades. “É uma alternativa que vem a somar e estimular o desenvolvimento de outras atividades, como a agroindústria e o artesanato. A Emater incentiva o desenvolvimento da atividade turística sob a ótica de um turismo responsável, de forma a valorizar aspectos culturais e promover a integração dos meios rurais e urbanos”, relata.

O roteiro

Delícias do Morro da Cabrita

Em Júlio de Castilhos, será iniciado o roteiro com trilha de cerca de dois quilômetros até o Morro da Cabrita. O percurso passa por mata nativa e arroio, chegando até um paredão de pedras, onde o visitante descobrirá o porquê do nome do morro. Na volta, os turistas poderão comprar pães, biscoitos, broas e geleias produzidos na propriedade.

Atafona Martins

Na localidade de Amoras, os visitantes poderão acompanhar a preparação da farinha de mandioca, do polvilho e da tapioca. A Atafona Martins será o segundo ponto de visitação, e oferecerá bejus recheados, farinha, massa de tapioca e demais produtos feitos no local.

Cabanha Duas Figueiras

Em Arroio do Potreiro, será servido um delicioso almoço na Cabanha Duas Figueiras, que conta com cancha de tiro de laço, galpão de fandango, animais de fazenda, entre outros. No verão, o cardápio contará com costeleta de porco caseiro assada ao molho de geleia com pimenta, acompanhada de quibebe e outras delícias características da região. No inverno, o tradicional preparo taquariense, o fervido.

Recanto dos Piovesan

Com variedade de plantas, a propriedade na localidade de Amoras será a parada após o almoço. No local, os visitantes poderão conhecer diversas espécies de plantas nativas e exóticas, entre medicinais, frutíferas, aromáticas e alimentícias. Saborosos sucos, chás, geleias e doces poderão ser degustados e adquiridos na propriedade.

Sítio da Ana

Os visitantes poderão conhecer o plantio orgânico de vegetais e morangos, além de colher os próprios produtos que quiserem adquirir. O local fica às margens da RSC-287, em Amoras.

Cervejaria Morro Pelado

A despedida do roteiro “Freguesia das Figueiras” se dá na cervejaria, situada também nas proximidades com a RSC-287. No local, será possível conhecer o processo de fabricação artesanal da bebida e adquiri-la em embalagens de consumo ou para presente. Além da cervejaria, a propriedade é um atrativo à parte. A casa centenária preserva a cultura açoriana e as características de construção da época.

Por que “Freguesia das Figueiras”?

O nome escolhido para o roteiro rural no município remete à colonização açoriana. Freguesia é um termo muito usado pela cultura portuguesa para definir comunidade, paróquia. Já as figueiras compõem o nome, pois todas as propriedades que serão visitadas possuem um exemplar da árvore.

Data de publicação: 28/02/2020

Créditos das Fotos: Divulgação