Espaço vai beneficiar a comunidade residente nos bairros Praia, Caieira e Olaria.

A Prefeitura realizou cerimônia, no final da manhã desta terça-feira, dia 11, para inaugurar a academia de ginástica que vai beneficiar a comunidade residente nos bairros Praia, Caieira e Olaria. Batizado de Egídio Zimmermann e construído ao lado do posto destinado aos moradores das três localidades, o espaço é fruto de investimento de mais de R$ 100 mil.

Presente na solenidade representando o Executivo, o vice-prefeito, André Brito, destacou a história e o que Egídio Zimmermann representou. “Que sirva de exemplo para todos nós. Como incentivo para continuarmos construindo o melhor para nossa comunidade”, salientou André.

Ainda durante o evento, foi realizado descerramento de placa em homenagem póstuma a Maria Venilza da Silva. A partir de agora, essa saudosa e importante figura para a região dará nome à Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros Praia, Caieira e Olaria. “Que as famílias levem essa pequena homenagem por tudo aquilo que essas pessoas conquistaram. Uma lembrança de que a trajetória delas está viva em cada um de nós”, afirmou o vice-prefeito.

Junto a parentes dos homenageados, prestigiaram o ato secretários, coordenadores e servidores municipais das pastas de Saúde e Educação, além de líderes comunitários e população em geral.

Quem foi Egídio Zimmermann

Casado com Elfrida Datsh Zimmermann, Egídio teve sete filhos: Neli, Eda, Eunice, Nilson, Leonice, Eugênio e Clarice. Aos 26 anos, começou a trabalhar de cozinheiro para padres e alunos do Seminário Seráfico São Francisco de Assis, no bairro Caieira.

Após 16 anos de trabalho, saiu e foi montar seu próprio negócio. Alugou o prédio do Hotel Familiar, na Rua Sete de Setembro, onde hoje é o prédio da Igrasa, iniciando seu tão sonhado negócio próprio.

Em 1962, o hotel foi fechado. Mas em 1964, comprou o Hotel Brasil, ao lado da Prefeitura, onde hoje é a sorveteria Esquina do Sorvete, vindo a administrá-lo até o ano de 1977, quando se aposentou e transferiu o ponto para sua filha mais velha.

Egídio Zimmermann passou a vida dedicando-se à comunidade taquariense, a exemplo de seus pais. Foi membro assíduo da Igreja Luterana de Taquari. Viveu plenamente no bairro Caieira, onde auxiliou amigos e vizinhos. Egídio veio a falecer em 2006, aos 92 anos. Destes, 86 foram de dedicação à história no município.

Quem foi Maria Venilza da Silva

A história de Maria Venilza com Taquari começou quando ela tinha apenas 15 anos de idade. Seu primeiro emprego formal foi no antigo Supermercado Dornelles, onde permaneceu por três anos, ainda na década de 80.

Além desse trabalho, atuou profissionalmente no Hospital São José, no Tatec, na Empreiteira Aliança e por três anos no Seminário Seráfico São Francisco de Assis.

Já na década de 90, manteve no bairro Caieira uma lancheria por dois anos, conquistando a seguir a sua aposentadoria. Com o marido, Vilson Candido da Silva, teve quatro filhos: Jurema, Dilson, Jussara e Maria Juselda.

Data de publicação: 11/02/2020

Créditos: Juliano Kern