Ponto alto da programação será o show nacional com a dupla Maiara e Maraísa.

A Lagoa Armênia, principal ponto turístico de Taquari, será palco neste sábado, dia 14, a partir das 21h, da noite principal do 28° Natal Açoriano em Terra Gaúcha. Além das tradicionais encenações da chegada do povo colonizador ao município, do presépio vivo e de mais de 10 minutos de queima de fogos, o destaque também ficará por conta do show nacional gratuito da dupla Maiara e Maraísa.

Sucesso absoluto no atual cenário da música sertaneja, as irmãs gêmeas de São José dos Quatro Marcos/MT ganharam projeção emplacando hits como “Medo Bobo”, “10%”, “Bengala e Crochê”, “Nem Tchum”, “Sorte Que Cê Beija Bem”, entre outros sucessos. Na internet, alcançaram marcas expressivas, como superar três bilhões de visualizações e quase cinco milhões de inscritos em seu canal oficial no YouTube.

A estimativa, segundo a organização do evento, é receber mais de 30 mil pessoas em Taquari para acompanhar a programação. Por esse motivo, a produtora S3, responsável pela estruturação do Natal Açoriano em 2019, bem como funcionários de todos os setores da Prefeitura, estão mobilizados em várias frentes para garantir que a população taquariense e os visitantes da região curtam as atrações da melhor maneira possível.

Além da produção da S3, a 28ª edição do Natal Açoriano em Terra Gaúcha tem o patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Governo do Estado do Rio Grande do Sul; das empresas Adama, Certaja e Zanc; do banco Sicredi; e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A seguir, confira todas as informações a respeito da noite principal.

Entrada de bebidas

Por questões de segurança, e acatando determinação da Brigada Militar (BM), não será permitido adentrar o perímetro da Lagoa Armênia com garrafas ou quaisquer recipientes de vidro. As pessoas terão a opção de levar bebidas armazenadas em latas ou embalagens plásticas, desde que seja para consumo próprio. Em cada ponto de acesso ao evento, uma equipe estará posicionada para receber o público e proceder com todas as orientações necessárias.

Venda ambulante

Em razão da segurança do público visitante e para não afetar o trânsito do local, fica expressamente proibido o comércio de alimentos, bebidas, artesanatos e quaisquer produtos nas ruas que margeiam a Lagoa Armênia, nos trechos que compreendem as ruas Daniel Bizarro, General Manoel Lautert, Marechal Deodoro, José Rodrigues de Castro, Osvaldo Aranha e Sete de Setembro; e ainda, trecho da Rua Leonel Theodorico Alvim até a Rua General Manoel Lautert. A venda será permitida apenas nas ruas Osvaldo Aranha e Sete de Setembro, a partir da Rua Margarida Ribeiro.

Balsa Taquari/General Câmara fará travessia em horário especial

Excepcionalmente na noite principal do Natal Açoriano, a balsa que realiza a travessia entre Taquari e a cidade vizinha de General Câmara funcionará às 2h30min, na madrugada de sábado para domingo. Programe-se!

Linhas de ônibus no município

O transporte coletivo Urbano irá disponibilizar horários especiais para a comunidade residente nos bairros de Taquari. O primeiro roteiro sairá do Rincão às 20h, de trás da Escola Menezes Costa; às 21h10min no Santuário, seguindo para o Centro pelo bairro Colônia Vinte.

O segundo itinerário sairá também às 20h, mas do bairro Leo Alvim Faller, seguindo por São Francisco, São José, Prado (Açougue dos Moraes), Parque do Meio, Coqueiros, Passo da Aldeia e Centro.

O retorno será feito 30 minutos após o término do show. A empresa alerta que, em razão dos horários especiais, não será aceito nenhum tipo de vale-transporte. Isentos, nesse dia, pagarão normalmente.

Trânsito e segurança

Para os taxistas do município, será reservado um ponto na Rua Cônego Cordeiro, com entrada pela Osvaldo Aranha e saída pela Sete de Setembro. Desembarque e embarque de ônibus e vans deverão ser feitos na Rua Othelo Rosa, em frente à Escola Pereira Coruja. Haverá guardas orientando todos os motoristas. O estacionamento será nas proximidades da Praça Dom Pedro. Na volta, a entrada dos passageiros será feita no mesmo ponto, porém com saída pela Rua Dona Margarida, sentido Vereador Praia.

A partir das 16h de sábado, dia 14, serão bloqueadas as ruas Osvaldo Aranha, esquina com a Othelo Rosa até a Praça da Bandeira; Sete de Setembro, esquina com a Igreja Matriz; General Manoel Lautert, esquina com o Theatro São João; Cônego Tostes; Daniel Bizarro, esquina com a Câmara de Vereadores; Marechal Deodoro e Leonel T. Alvim. Algumas ruas paralelas serão fechadas gradativamente, conforme lotação de estacionamento.

Ao todo, trabalharão 20 guardas da administração municipal e cerca de 50 seguranças contratados pela empresa S3. A Brigada Militar de Taquari também estará presente, reforçada por policiais de unidades de municípios vizinhos.

Assistência médica

Uma equipe de profissionais da área da Saúde estará de prontidão para atendimentos na Lagoa Armênia. Além disso, em parceria com a Prefeitura, o Plano Rocha cederá duas ambulâncias para a noite principal do Natal Açoriano. Ambos os veículos estarão autorizados pela Prefeitura a transitarem na contramão, se necessário. Mais informações podem ser obtidas através das redes sociais oficiais do evento: facebook.com/NatalAcoriano ou Instagram @NatalAcoriano.

Data de publicação: 13/12/2019

Créditos: Juliano Kern