Sine informou, nesta semana, que serviço de encaminhamento será encerrado em 13 de dezembro.

A agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS)/Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Taquari informa que, a partir de 13 de dezembro, o serviço de encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) será encerrado no Rio Grande do Sul, conforme comunicação oficial da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS (SRTE-RS).

Agora, o cidadão poderá carregar sua carteira na palma da mão, mais especificamente na tela do celular. Através do aplicativo CTPS Digital, há a possibilidade de se obter também o documento em formato eletrônico. Com isso, a versão física não é mais necessária para contratação. Para empregar pelo aplicativo, a empresa deve utilizar o eSocial. O empregador que deseja ter o eSocial pode conferir os documentos necessários no portal da Receita Federal na internet.

As anotações que antes ficavam na CTPS (caderninho azul), passaram a ser feitas eletronicamente no aplicativo, disponível nas plataformas iOS e Android, ou por meio do site www.gov.br/trabalho. Se o cidadão já possui a CTPS em formato físico, ele deve guardá-la, pois ela continua sendo um documento para comprovar o tempo de trabalho anterior. Mesmo com a Carteira de Trabalho digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos (dos anos oitenta, por exemplo), é importante, nesses casos, conservar o documento original.

O Sine de Taquari está à disposição dos taquarienses para maiores esclarecimentos. O setor atende no subsolo do Centro Administrativo da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min. Os representantes também podem auxiliar a população através do telefone 3653-6200, ramal 429.

Data de publicação: 16/11/2019

Créditos: Juliano Kern