A administração municipal inaugurou, no início da noite da última quarta-feira, dia 16, a nova unidade de urgência e emergência do Hospital São José, que levará o nome do Dr. João Carlos Dilli. Figura querida e estimada pela comunidade taquariense, o médico recebeu a homenagem da administração municipal na companhia da esposa e dos filhos. Uma placa, fixada na parede da entrada do setor, marca para sempre o carinho e o reconhecimento da população ao profissional.

Além de um remodelado Centro de Imagem com raio-x digital e ultrassonografia, as novas instalações do Hospital São José abrigam dois consultórios, duas salas de recepção, uma sala de observação masculina, feminina e infantil, uma sala de inalação e uma sala de emergência. Garantido em parceria com o Governo do Estado, quando ainda era comandado pelo ex-governador Tarso Genro, o investimento ultrapassa a quantia de R$ 1,7 milhão. Totalmente reestruturado, o espaço foi reformado em 426m² e ampliado em quase 300m².

Bastante emocionado, o vice-prefeito, André Brito, exaltou o profissionalismo do Dr. Dilli em todos esses anos de atuação no município. “Nós estamos trazendo à tona a história de Taquari, a paixão por uma profissão, o amor por uma causa, a dedicação a um hospital. O Dr. Dilli é a prova de que vale a pena acreditar que podemos transformar as coisas com nosso trabalho. Entender que um ser humano necessitado e fragilizado precisa de alguém que lhe apoie. Essa emergência terá um nome que vive o cotidiano do hospital, um verdadeiro anjo comprometido com uma causa”, destacou André.

O grande homenageado da noite também se manifestou. Igualmente comovido, Dr. Dilli agradeceu a lembrança da Prefeitura e sublinhou a importância do hospital para a comunidade. “Depois de todos esses anos, estou aqui para inaugurar essa área que é de suma importância para a população. Todos um dia terão de passar por aqui, a não ser que não se consiga chegar a tempo. Esse espaço significa um benefício imenso. A população será mais bem acomodada e atendida, numa área mais espaçosa também para funcionários, médicos, enfermeiras e todos que aqui trabalham”, frisou.

“Somos a cidade do tem”

Logo em seguida, foi a vez do prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco) fazer uso da palavra. Em seu discurso, o chefe do Executivo salientou a importância que a obra de ampliação do hospital tem para a comunidade. “Nós também podemos. Esse é o sentimento que precisamos externar. Nossa cidade não pode mais perder tempo achando que as coisas não vão funcionar. Se algum dia isso aconteceu, não acontecerá mais. Taquari, hoje, é a terra do tem. Cada vez mais precisamos nos unir, aproveitar o bom momento que estamos vivendo e avançar”, afirmou Maneco.

Durante a cerimônia, o prefeito ainda anunciou mais melhorias para a saúde. Diante do público, ele assinou a ordem de início das obras de reforma do centro cirúrgico do Hospital São José. O investimento é de mais de R$ 500 mil, viabilizados com recursos próprios da Prefeitura. “Nenhum projeto grande se realiza do dia para a noite. Mas se a gente não sonhar e não correr atrás, ele nunca vai acontecer. Hoje, estamos vivendo mais um. Nossa cidade merece”, finalizou Maneco.

Após os pronunciamentos, o público foi convidado a conhecer as novas instalações da casa de saúde do município. Vereadores, secretários, representantes da Associação Taquariense de Saúde (ATS), empresários locais, líderes religiosos, autoridades em geral, bem como funcionários e diretores do hospital também marcaram presença na solenidade.

Data de publicação: 17/10/2019

Créditos: Juliano Kern