Ato de assinatura ocorreu nesta terça-feira, no saguão da Prefeitura de Taquari

O prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus (Maneco), e seu vice, André Brito, estiveram reunidos na manhã de sábado, 30 de março, com um grupo de mães de alunos da rede municipal de ensino. No encontro, trataram da necessidade da contratação de mais auxiliares que possam acompanhar estudantes com deficiência nas escolas do município.

A coordenadora da Secretaria de Educação, Ana Paula Arnt, e a presidente da Associação Pequenos Notáveis, Lisiane Borba, participaram da reunião, na qual o Poder Executivo se comprometeu a contratar, inicialmente, 12 profissionais de apoio escolar aprovadas no último processo seletivo, num investimento de R$ 250 mil anuais.

O ato de assinatura dos novos contratos ocorreu nesta terça-feira, 2 de abril, no saguão do Centro Administrativo. Estiveram presentes o prefeito em exercício, André Brito, a coordenadora de Educação, Ana Paula Arnt, servidores municipais e demais autoridades, bem como mães e alunos da rede municipal.

Abrindo a solenidade, Ana Paula discorreu sobre as ações e os investimentos da Secretaria de Educação na área de inclusão. Citou a parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Associação Pequenos Notáveis e destacou a importância da luta para desconstruir a representação negativa de que pessoas com deficiência não merecem respeito ou precisam ser segregadas. "O respeito ao outro é fundamental. Mais do que pedagógica ou educacional, essa é uma questão humanitária", sublinhou a coordenadora de Educação.

Na sequência, André Brito fez uso da palavra, ressaltando o valor da inclusão. "Não estamos fazendo favor nenhum. Estamos cumprindo uma obrigação. Quem sabe daqui possamos irradiar, por todo o nosso Estado e o nosso país, esse sentimento que conjuntamente estamos despertando. De humanidade, de respeito ao próximo, de respeito, sobretudo, aos especiais", afirmou o prefeito em exercício. Por fim, ocorreu a assinatura dos contratos.

O município de Taquari desenvolve projetos inclusivos e é pioneiro na criação do cargo de professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que realiza um trabalho multidisciplinar com alunos que apresentam algum tipo de deficiência. Além disso, todos os estudantes autistas da rede municipal contam com acompanhamento de um auxiliar.

Data de publicação: 03/04/2019

Créditos: Pedro Harry Dias Flores