Evento foi realizado na última terça-feira, no colégio Pastor Dohms, em Taquari

A primeira edição do Seminário de Educação Fiscal de Taquari ocorreu na última terça-feira, 26 de março, no auditório do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms. Iniciado às 8h30, o evento se estendeu até as 16h30, com a participação de 273 pessoas, entre autoridades da área, servidores de 25 municípios da região e estudantes de cinco escolas locais.

Na abertura do seminário, o público acompanhou a apresentação do projeto Transparência e Ouvidoria da Escola, desenvolvido pelo professor Leonardo Lopes na escola Emílio Schenk, em 2018. A iniciativa, conforme ressaltou Leonardo, teve por objetivo fortalecer a participação cidadã aliada à educação.

Subiu ao palco, na sequência, Dão Real Pereira dos Santos, auditor fiscal da Receita Federal, para palestra sobre educação fiscal e cidadania. Em sua fala, o auditor frisou a necessidade de diminuir a tributação sobre o consumo e aumentar sobre a renda e o patrimônio. "O modelo de tributação no Brasil é regressivo, quando deveria ser progressivo e, portanto, mais justo, impondo à sociedade níveis de sacrifício mais equitativos", afirmou Dão Real.

Encerrando as atividades da manhã, Randal Guimarães, auditor fiscal da Receita Estadual, discorreu sobre o trabalho que realiza à frente do Grupo de Educação Fiscal Estadual (Gefe), do qual é coordenador. Ressaltou, durante sua explanação, a importância do tributo, da participação e do controle social.

Às 13h30, o público assistiu a uma apresentação do coral da escola municipal Osvaldo Ferreira Brandão. Duas canções foram executadas pelo grupo. Em seguida, João Carlos Loebens, auditor fiscal da Receita Estadual, deu sua palestra, na qual aprofundou temas anteriormente abordados, como a questão dos tributos. "É preciso desfazer o mito segundo o qual o Brasil é o país que mais cobra impostos no mundo", disse João Carlos.

O último a palestrar no 1º Seminário de Educação Fiscal de Taquari, finalizado às 16h30, foi Adelar Vendruscolo, técnico tributário da Receita Estadual. Coordenador do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), Vendruscolo detalhou a finalidade do programa, que, de acordo com ele, vai além de questões técnicas e visa ao fortalecimento da relação entre sociedade e Estado. O cadastro na NFG pode ser feito pelo site www.nfg.sefaz.rs.gov.br.

Data de publicação: 27/03/2019

Créditos: Pedro Harry Dias Flores