Prêmio é concedido anualmente pela Câmara de Deputados Federal

A Prefeitura de Taquari foi indicada e uma das finalistas na categoria governamental, ao Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2018. A premiação é concedida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados Federal.

O prêmio Transparência e Fiscalização Pública é concedido, há 15 anos, a entidades que se destacam pela clareza e eficiência na gestão administrativa, patrimonial e financeira dos recursos públicos. A premiação é dividida nas categorias Governo e Sociedade Civil. A primeira é entregue a entes da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Já a segunda, a pessoa, entidade, ou conjunto de entidades da sociedade civil.

A Prefeitura de Taquari concorreu com o projeto Programa de Fortalecimento da Ouvidoria Municipal e do Portal da Transparência por meio da utilização das redes sociais, ação que vêm sendo desenvolvida pela Assessoria de Imprensa para divulgar e ampliar o acesso aos canais de comunicação institucionaos da Gestão Pública. Como exemplo prático deste trabalho há o aumento das demandas via Ouvidoria e o Projeto Aluno Ouvidor, desenvolvido na Emef Emílio Schenk.

As demais indicações na categoria governamental foram: Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) – Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania do Ministério da Justiça; Governo do Estado do Ceará – Reconhecido pelo Ministério Público Federal, entre os governos estaduais, em 1º lugar, no índice de transparência das contas públicas em 2016, em razão de estratégias e ferramentas desenvolvidas para prestar contas à sociedade de forma a garantir livre acesso às informações públicas, por meio do Portal Transparência do Governo do Ceará;  Rosineide Costa Lopes, servidora da Câmara dos Deputados, Diretora da Coordenação de Gestão de Cota Parlamentar desde 2013. Responsável pelo aprimoramento do Ato da Mesa que disciplina o uso da cota, que tornou acessível os comprovantes das despesas, por meio de consulta e busca automatizada de notas fiscais junto ao site da Receita Federal e divulgação no Portal Transparência da Casa; e Sérgio Ricardo Costa Caribé - procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas de União, coordenador da campanha “Ministério Público de Contas pela Acessibilidade Total.

A escolha do ação vencedora ocorreu na manhã de quarta-feira, dia 31,através da votação entre os parlamentares mebros da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. A prática escolhida na, categoria governamental, pelos parlamentares foi do Governo do Ceará.

Conforme o prefeito Emanuel Hassen de Jesus estar entra as cinco práticas finalistas mostra o comprometimento da Administração Municipal com a transparência. “Isso só comprova que estamos cada vez mais nos adequando às praticas de transparência na Gestão Pública, e é um incentivo parta continuarmos neste caminho”, finalizou.

Data de publicação: 01/11/2018