Ação está sendo realizada com alunos do 9° ano da Emef Emílio Shenck

A Prefeitura de Taquari, através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Assessoria de Imprensa, está implantando o  projeto “Ouvidoria na Escola” com as turmas de  9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Shenck, no bairro Leo Alvim Faller. O objetivo do projeto é fortalecer o diálogo entre as escolas e o poder público com a participação cidadã, através de demandas encaminhadas pelos estudantes à Ouvidoria Municipal.

De acordo com Leonardo Vieira, professor responsável pelo projeto, os alunos estão realizando o mapeamento no bairro, observando o que o local precisa. “Primeiro a gente trabalho a conscientização, falando sobre quais são as responsabilidades do  cidadão, como seus direitos e deveres, depois a gente observou o que pode ser melhorando ou sugestões que podemos encaminhar através da Ouvidoria”, falou Leonardo.

Com a efetivação do projeto, os educadores e a escola, agentes formadores de consciências, têm papel importante no incentivo à participação cidadã. Por isso, através da interação pela Ouvidoria Municipal, os estudantes terão  suas demandas analisadas e respondidas, mostrando que esse canal de comunicação foi criado para auxiliar na boa gestão dos recursos públicos. Além de possibilitar que esses estudantes compartilhem essas respostas junto a comunidade que estão inseridos. Com a efetiva resposta, o o professor poderá medir o real alcance de uma ação de governo municipal e contribuir para a correção de rumos.

“É uma proposta para que venhamos a melhorar a qualidade da formação de opinião dos nossos adolescentes, da nossa juventude, para que possamos, através disso, injetar uma motivação para que eles entendam que são fatores essenciais para o sucesso do futuro do nosso município”, destacou a coordenadora da Secretaria de Educação, Ana Paula Arnt.

Na próxima semana os alunos encaminharão suas demandas à Ouvidoria Municipal, que analisará os pedidos e responder seguindo as orientações legais vigentes  Conforme Leonardo, as solicitações serão feitas por grupos que estajam relacionados aos pedidos. “Há questões de placas, faixa de pedestres são pedidos que eles acham importantes e identifacaram no bairro. Depois eles vão levar essas respostas à comunidade”, disse.

O projeto “Ouvidoria na Escola” será ampliado  para as demais escolas municipais de Taquari no ano de 2019, possibilitando o fortalecimento da participação cidadão e a efetividade da gestão democratica na Administração Pública.

Data de publicação: 26/10/2018