O processo de alfabetização e escolarização é fundamental na vida de todas as pessoas, independentemente de sua origem, atividade ou profissão. Infelizmente, pelas mais variadas circunstâncias, nem todos têm as mesmas oportunidades educacionais. Sendo assim, há casos de jovens e adultos que chegam à maioridade sem concluir o nível fundamental de ensino. Para auxiliar essas pessoas e reincluí-las no sistema educacional, a Prefeitura de Taquari, através da Secretaria de Educação, mantém turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e busca aprimorá-las para tornar a participação cada vez mais atrativa para os alunos, como no caso da mais recente mudança na grade curricular do EJA.

Em iniciativa inédita na região, a proposta formulada no ano passado e devidamente aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, a Educação de Taquari passou a dividir a formação dos alunos em duas vezes ao ano. Isto significa que os estudantes concluem suas atividades e são aprovados no mesmo semestre, diferentemente de outros currículos comuns do EJA, que realizam a formação das turmas apenas nos finais de ano. A medida adotada visa reduzir a evasão escolar e já tem dado os primeiros resultados, com a formação de uma turma de 19 alunos nesta quinta-feira, dia 12. O número representa uma das maiores turmas de aprovados no ensino fundamental em turmas de jovens e adultos nos últimos anos no município.

Conforme a Coordenadora da Secretaria de Educação, Ana Paula Arnt, o principal objetivo da nova grade curricular é incentivar os alunos a manterem-se interessados nas aulas. “O fato do aluno não ter que aguardar o ano inteiro para perceber os frutos do seu esforço, serve como estímulo para ele. Isso reduz a evasão que costumava ocorrer quando ele precisava esperar até o fim do ano pela aprovação”, destacou. Conforme Ana Paula, períodos como a chegada do inverno impactavam as turmas anteriormente, que perdiam alunos nesta época do ano, o que não tem mais acontecido este ano.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Emílio Schenck, Sandra da Silva, falou sobre as mudanças que percebeu nas turmas do EJA no educandário, único no município que oferece essa modalidade de ensino. “Observamos um aumento no número de matrículas, principalmente no nono ano. Os alunos também apresentam mais motivação para retornar aos estudos”, frisou Sandra. Atualmente, a Emef conta 80 alunos de EJA neste final de semestre, divididos em cinco turmas.

Data de publicação: 10/07/2018

Créditos: Murilo Dannenberg