Palestras foram realizadas na Associação Beneficiente Pella Bethânia

Na tarde de terça-feira, dia 19, foi realizada no auditório da Associação Pella Bethânia  uma palestra de sensibilização da importância do Programa NFG – Nota Fiscal Gaúcha e os benefícios que o programa traz para o município. A palestra foi de âmbito regional e contou com representantes de diversos municípios e entidades. A Banda Marcial da Emef Thimóteo Junqueira realizou uma apresentação durante a abertura do evento.

O programa NFG – Nota Fiscal Gaúcha conta com mais de 1,5 milhão de cadastrados em todo o estado, neste ano a Secretaria da Fazenda Estadual  ampliou o estímulo para que o cidadão conheça e participe da Nota Fiscal Gaúcha. O repasse as entidades cadastradas passaram de R$ 15 milhões para R$ 18 milhões, além das áreas já participantes do programa, Educação, Saúde e Assistência Social, foram incluídas ONGs da Causa Animal entre as instituições que podem receber recursos oriundos do programa.

Na sua fala de abertura, o vice-prefeito André Brito, ressaltou a importância da gestão fiscal e de como a NFG gaúcha pode beneficiar o município, através do retorno de recursos. Além disso, o vice-prefeito salientou a importância do trabalho do setor de fiscalização de tributos. “É um grande trabalho que elas fazem, por isso eu peço que todos respeitem e cooperem com esse serviço”, afirmou.

O técnico tributário da Receita Estadual, Adelar Vendruscolo, falou sobre a importância da participação da população na NFG para o município ter mais retorno. Ele destacou alguns números do munícipio sobre a NFG, hoje são apenas 3.569 pessoas cadastras o que representa 13,65% do total da população. O índice fica abaixo da média do Corede Vale do Taquari que é de  15,45%.

Ainda de acordo com os dados apresentados pelo técnico, Taquari já foi contemplado com 154 prêmios da NFG, e entre 2015 e 2018 as entidades selecionadas foram beneficiadas com R$ 82.405,52. “Esses prêmios e benefícios para as entidades poderiam ser bem maiores, por isso da importância de cadastrar cada vez mais pessoas para o NFG”, disse.

Adelar ainda destacou a importância da NFG para combater a sonegação, pois a partir do momento que você participa e pede a nota fiscal, aquele estabelecimento é obrigado a declarar os valores. “Ao pedir o CPF na nota, todos ganham, pois além de ajudar uma entidade e contribuir com o Estado e o município para melhorar a arrecadação, o cidadão concorre a prêmios de até R$ 1 milhão”, afirmou.

O que é o Programa Nota Fiscal Gaúcha?

Nota Fiscal Gaúcha é um programa que, por meio da distribuição de prêmios, visa incentivar os cidadãos e cidadãs a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras, bem como conscientizá-los sobre a importância social do tributo. Através do Programa, os cidadãos concorrem a prêmios de até R$ 1 milhão (um milhão de reais), as entidades sociais por eles indicadas são beneficiadas por repasses e as empresas participantes reforçam sua responsabilidade social com o Estado e a sociedade gaúcha. Saiba mais acessando o site: https://nfg.sefaz.rs.gov.br/site/index.aspx

Sorteios no município

A partir do mês de junho, o município de Taquari está participando do sorteio Nota Fiscal Gaúcha. Quem comprar no comércio local a partir deste mês estará concorrendo mensalmente a dois sorteios, o Estadual e o Municipal. Para concorrer o cidadão deve efetuar seu cadastro no Programa Nota Fiscal Gaúcha e pedir o CPF na hora da compra, que além de concorrer a prêmios e ganhar 5% de desconto no IPVA, ao obter 100 notas no ano.

O Programa Nota Fiscal Gaúcha é um programa social participando você também estará auxiliando entidades sociais habilitadas no Programa, das áreas da educação, saúde, assistência social e defesa. O Município de Taquari irá sortear mensalmente o valor de R$ 150,00, sendo que nos meses de julho, aniversário do Município, e dezembro o prêmio será de R$ 300,00. O primeiro sorteio será no dia 26 de junho.

Data de publicação: 21/06/2018

Créditos das Fotos: André Liziardi