Índice de inadimplência é a maior da região, e supera até o da Capital Porto Alegre

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos principais tributos nacionais e responsável por parcela significativa dos orçamentos do municípios, como no caso de Taquari. O município, que conta hoje 8.095 veículos tributados e registrados com placas da cidade, apresenta um índice de inadimplência considerado elevado e preocupante, chegando aos 18,61%. Este número, que representa 1.553 veículos irregulares no município, ou ainda 12,31% do valor que o município deveria receber no exercício de 2018.

A legislação que determina a destinação dos recursos angariados através do IPVA, estabelece que 50% dos recursos sejam repassados para o município. Neste ano, arrecadação prevista através desta fonte de receita foi de R$4.776.126,29. A inadimplência com o IPVA deixou de arrecadar  R$ 561.445,85.


Na última terça-feira, dia 13, fiscais da 13° Delegacia Regional da Receita Estadual realizaram blitz na cidade para verificar a quitação do IPVA. Foram vistoriados 176 veículos e, destes, nove estavam inadimplentes em relação ao IPVA, e nove estavam sem o certificado de licenciamento. Pela falta de licenciamento, dois carros e três motos foram guinchados.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 18/06/2018

Créditos: André Liziardi

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!