Após meses de trabalho de negociação e planejamento, o objetivo de gerar centenas de empregos no município transforma-se em realidade. Neste sábado, dia 16, às 16h no Grêmio Recreativo Alvi-Negro, será realizada a aula inaugural do curso de qualificação de call center que servirá de preparação para todos os 1.156 candidatos a trabalhar na Zanc Assessoria de Cobrança. A empresa irá se instalar no antigo Seminário Seráfico, que está sendo reformado para receber o empreendimento.

Todos os aprovados para o curso de qualificação devem comparecer ao Alvi-Negro para terem a primeira aula sobre o trabalho na empresa, além de conhecer as turmas, horários e locais em que e darão as aulas. A previsão é de que o evento tenha de 2 a 3 horas de palestra para os candidatos. O curso terá cerca de 50h de duração e será realizado tanto em dias da semana, em todos os turnos, quanto nos finais de semana, de acordo com a escolha do candidato durante o processo de inscrição realizado entre março e abril deste ano.

Serão 21 turmas compostas por cerca de 50 a 60 alunos, com aulas ministradas pela Universidade do Vale do Taquari (Univates), que foi contratada pela Prefeitura de Taquari para atuar na preparação dos candidatos. Para o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, a realização do curso para quase 1200 candidatos também é uma conquista para o município. “Além de trabalhar na preparação dos que serão escolhidos inicialmente, estamos qualificando com centenas de pessoas para o mercado de trabalho”, frisou Maneco. “Na crise que o país vive hoje, com o desemprego crescendo, Taquari vai na direção oposta e gera centenas de oportunidades de emprego, e qualifica outras centenas de profissionais”, destacou Maneco.

A empresa Zanc se instalará no prédio do Antigo Seminário Seráfico. A construtora Elmo Eletro Montagens venceu a licitação para reforma que foi iniciada no fim de fevereiro e está atuando na reparação. A Prefeitura pagará a obra de forma parcelada, em 48 parcelas mensais, acrescidas da taxa de juros, que não poderá ser superior a 12% ao ano, calculadas pela tabela Sistema de Amortização Constante (SAC) e corrigidas mensalmente pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), a incidir sobre o saldo devedor.

Após a reforma, o prédio será cedido à Zanc, empreendimento que deve gerar 600 empregos diretos em Taquari. A empresa também deve contratar prioritariamente mão de obra e serviços diretos e indiretos no município de Taquari; firmar convênio com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para viabilizar descontos em folha para compras de funcionários no comércio local e recuperar e conservar, de acordo com projeto elaborado pela Prefeitura, a Praça Dom Pedro II, localizada no Bairro Praia.
Se todos esses compromissos forem mantidos, em 10 anos, a Administração Municipal fará a doação do prédio à Zanc Assessoria de Cobrança.

Data de publicação: 15/06/2018

Créditos: Murilo Dannenberg