A Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente está promovendo a primeira Feira Municipal de Saúde, que acontece no dia 17 de junho, próximo domingo, no espaço da Quadra Coberta da Praça da Bandeira. O evento conta com programação para todas as idades e oferece diversos tipos atendimentos, atividades e palestras. A abertura acontece às 10h e o encerramento às 17h. A entrada e a participação são gratuitas e abertas ao público em geral.

Logo após a abertura oficial da Feira, será realizada uma palestra sobre saúde bucal voltada para os idosos. Serão abordadas questões como higienização de próteses, doenças mais comuns nas gengivas, técnicas de escovação e outras dicas importantes. Às 11h30 e também às 15h, acontece uma oficina sobre nutrição, com reforço sobre cuidados na dietas, alimentos que podem ser incluídos na alimentação e cuidados com produtos industrializados e processados.

No início da tarde será realizada uma nova palestra sobre saúde bucal, desta vez voltada para as crianças. Será reforçada a relevância do hábito da escovação, cuidados com os dentes, e também irá acontecer uma escovação coletiva com os pequenos no escovodromo.

Um dos principais fatores influentes no desenvolvimento de doenças cárdiorrespiratórias, o tabagismo, também será pauta da Feira. Às 13h30 acontecerá uma palestra sobre o tema, com o Dr. Jansen. O foco é alertar os riscos e efeitos do hábito de fumar, além promover o debate, conhecimento e reflexão sobre o assunto. Ao longo da tarde, entre 14h e 17h, o público também contará com oficinas de beleza, com corte de cabelo e manicure.

Além dessas atividades, a Feira Municipal de Saúde, irá disponibilizar diversas outras ações ao público. Serão feitos exames odontológicos, verificação de pressão, orientações de fisioterapia, orientações de práticas amigáveis ao meio ambiente, orientação de prevenção a DST’s, distribuição de preservativos, confecção de cartões do Sistema Único de Saúde. A Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados estará presente, além da equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), que estarão oferecendo atendimento e orientações aos interessados. Também participarão as equipes do Primeira Infância Melhor (PIM/ Criança Feliz), Emater e Sisvan/Bolsa Família estarão oferecendo atividades específicas para o seus públicos alvo.

Serão oferecidas também opções de lazer para a população, como chimarrão, escovodromo, feiras de artesanato e às 15h será transmitido o Jogo da Seleção de Futebol Brasileira, que joga contra a pela primeira rodada da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

O evento e toda a sua programação é gratuita e aberta ao público, e toda a comunidade taquariense está convidada a participar.

Data de publicação: 13/06/2018

Créditos: Murilo Dannenberg