Em continuidade ao projeto de educação fiscal realizado pela Prefeitura em Taquari, ocorrerá, no dia 19 de junho, um evento de sensibilização sobre a Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Com palestras sobre o tema, o Salão de eventos da Associação Beneficente Pella Bethânia estará aberto entre 13h30 e 17h para receber a comunidade em geral interessada em entender o funcionamento da NFG. Além da Prefeitura de Taquari, o evento também conta com apoio no Governo do Estado na sua realização. As inscrições devem realizadas via e-mail, para o endereço educacao.fiscal@taquari.rs.gov.br. Os interessados devem informar o nome completo, CPF, município e entidades que representam. O prazo para as inscrições encerra-se no dia 15 de junho.

O evento tem importância especial para professores, estudantes, servidores interessados na NFG, entidades beneficiadas, pois estes são os agentes que podem exercer papel fundamental na consolidação do programa e esclarecimento dos benefícios aos participantes cadastrados. A primeira palestra terá como tema a as entidades participantes da Nota Fiscal Gaúcha. O técnico tributário da Receita Estadual, Adelar Vendrusculo, ministrará a primeira conversa. Após, o auditor fiscal da Receita Estadual, Fernando Rodrigues, irá abordar os principais pontos da NFG, como funciona, seus benefícios e finalidade.

A NFG é, de forma resumida, um programa que estimula o cidadão a pedir notas fiscais em todas as suas compras, combatendo a sonegação fiscal das empresas e contribuição para o retorno do ICMS ao município. Além disso, com a colocação do CPF nas notas, concorre-se a prêmios e também beneficiar as entidades escolhidas através do site. O cadastro pode ser feito por qualquer pessoa, de forma gratuita, através do site nfg.sefaz.rs.gov.br/site/index.aspx, na aba “Cidadão”. Quem se inscrever, pode escolher até 5 entidades para beneficiar, uma na área da saúde, uma na área da educação, uma de assistência social, uma de proteção aos animais e uma regional. As entidades escolhidas serão beneficiadas sempre que o cidadão realizar uma compra e colocar seu CPF nas notas.

Data de publicação: 29/05/2018

Créditos: Murilo Dannenberg