União entre serviço público e população é fundamental para a redução dos riscos à saúde da comunidade do município.

A Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente, através da equipe de Vigilância Sanitária, trabalha rotineiramente no combate à proliferação de pragas no município. Mosquitos, ratos, baratas e diversas outras espécies, são alvo das ações que visam conscientizar a população e garantir a redução de riscos à saúde da população de Taquari. Dentro deste propósito, a equipe atua com 4 possibilidades que também diretrizes dos serviços. Os chamados quatro “As” (Água, Abrigo, Acesso e Alimento), são a base para instalação, permanência e proliferação destes animais, e também onde a Vigilância procura formular seu Plano de Ação e atuar diretamente.

Além do trabalho das vigilantes e agentes, é importante ressaltar a necessidade de colaboração entre o serviço público e os moradores. Pois somente com fiscalização constante, cuidados básicos e denúncias de situações irregulares, é possível combater as ocorrências endemias de forma efetiva. Eliminar pontos de acesso, abrigo, água e alimento, é primordial neste processo, devendo-se vedar as caixas de esgoto e fossas, eliminar frestas em paredes, azulejos e cerâmicas, acondicionar corretamente o lixo em sacos plásticos e deixar as lixeiras bem cobertas, tendo cuidado com entulhos e/ou materiais de construção em desuso.

No mês de março, a Secretaria de Saúde e do Meio Ambiente, a Prefeitura de Taquari realizou mais um Levantamento de índices Rápido (Lira), com o objetivo de recolher amostras e encontrar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Vinte e três servidores, dentre eles, três agentes de combate à endemias e 20 agentes comunitários de saúde estiveram em 44 quarteirões de 13 bairros do município.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 21/05/2018

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!