Formação é presencial e professores terão diploma da UFPel ao final do curso.

Na segunda-feira, dia 2, iniciou a formação de 2018 do  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Taquari. São 130 professores, da rede municipal e estadual, que estão participando da formação. O encontro foi realizado na Emef Osvaldo Ferreira Brandão. Todas as cursistas serão certificadas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O PNAIC foi implementado em 2012, pelo Governo Federal. Com o objetivo de  garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. O objetivo da formação é formar educadores críticos, que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização. Além disso, espera-se que as escolas dialoguem com a comunidade em que se encontram inseridas, aprofundando a relação entre ambas e criando um espaço colaborativo, no intuito de alfabetizar todas as crianças até o final do 3° ano do ciclo de alfabetização.

De acordo com uma das formadoras, Janifer Lang, o curso é importante para troca de experiências entre os professores e por promover o aprendizado. “O curso nos dá a oportunidade de aprofundarmos experiências e trabalharmos atividades do PNAIC que fortaleçam o nosso compromisso com a alfabetização na idade certa”, disse.

Data de publicação: 03/04/2018

Créditos das Fotos: Divulgação