Município tem profissionais capacitados para atendimento especializado e auxiliares para acompanhar alunos com espectro autista

No dia 2 de abril é comemorado o Dia Internacional de Conscientização do Autismo,  A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

O município de Taquari trabalha com projetos inclusivos e é  pioneiro na criação do cargo de Professor de AEE-Atendimento Educacional Especializado, que realiza um trabalho multidisciplinar e inclusivo dos alunos com algum tipo de deficiência. Além disto, todos os alunos autistas da rede municipal tem acompanhamento de um auxiliar nas atividades escolares, que auxilia o estudantes em suas tarefas além de trabalhar com o restante da equipe multidisciplinar na elaboração de atividades direcionadas para esses estudantes.

Hoje são cerca de 60 alunos com algum tipo de deficiência atendidos pela rede municipal, conforme o censo escolar de 2017. Além destes, há estudantes que são acompanhados por psicopedagogas, neurologistas e demais profissionais para averiguar e direcionar tratamento adequado.

Conforme os dados da Secretaria da Educação, o município tem hoje 10 auxliares contratadas exclusivamente para atendimento de alunos autistas, e 11 professoras capacitadas para Atendimento Educacional Especializado, sendo nove destas profissionais cedidas à Apae.

Para a Coordenadora da Educação, a inclusão não é só aceitar o deficiente na escola, mas dar oportunidades para o estudante em todos os sentidos.  “Educação inclusiva é incluir realmente o deficiente na escola, em todos os sentidos. Dar meios para sua autonomia como locomoção, higiene, sala de aula, na hora do recreio, na hora do lazer, na hora do aprender, na convivência com colegas e demais da escola”, destaca.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Osvaldo Ferreira Brandão conta, atualmente, com 48 alunos de inclusão. O educandário é o que mais recebe crianças e jovens com deficiência no município. Esses estudantes vão para a escola por indicação de outros educandários e da própria Secretaria de Educação. Além disto, é oferecido reforço onde os professores apontam as dificuldades a serem sanadas, profissionais da área da fonoaudiologia e da psicopedagogia atendem os alunos e também há a sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Os irmãos Théo e Thomas Castro Faleiro, ambos de nove anos, são alunos da Emef Osvaldo Ferreira Brandão, eles contam com auxiliares durante o período escolar e acompanhamento de todas as atividades. De acordo com a mãe dos meninos, Renata Castro, eles tiveram o diagnostico de espectro autista com três anos.“Na época eles estudavam em uma creche particular, posteriormente procuramos a rede estadual e escolas particulares, mas em nenhum dos casos me foi oferecida condições para manter meus filhos nestas escolas, afirma. Os filhos dela estão na rede municipal desde a pré-escola e contam com acompanhamento psicopedagógico, acessibilidade aos espaços da escola e demais adaptações necessárias. “A escola não mede esforços para esforços para readequar os espaços para a evolução do Théo e do Thomas, tanto a equipe diretiva como a coordenação estão sempre em contato com a gente para juntos buscarmos estrategias na educação deles”, disse Renata.

Para ela, a evolução dos meninos é visível. “Tudo é feito em conjunto, trabalhamos juntos para que eles possam ter independência tanto na sala de aula como em casa. As auxiliares estão sempre em contato para estimulá-los e em casa eu continuou esse trabalho”, destacou Renata. Segundo ela o atendimento oferecido pela rede municipal é excelente e tem contribuído para educação dos filhos. “Eu não trocaria por nada”, finaliza.

Data de publicação: 02/04/2018

Créditos das Fotos: Murilo Dannenberg