Uma das empresas que mostra este crescimento é o Frigorífico Seival. Entre 2016 e 2017, teve um crescimento de cerca de 285% no retorno no valor adicionado.

A importância da adesão Sistema Unificado Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar (Susaf) por parte do município de Taquari passa a ter um papel cada vez mais importante na economia local. Além de propiciar uma abertura de mercado para as empresas credenciadas, o crescimento das mesmas beneficia a população diretamente através da criação de oportunidades de emprego e de novos investimentos, o desenvolvimento das empresas retorna ao município, também, através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Conforme o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco o crescimento no retorno do ICMS era um dos objetivos durante o processo de adequação ao Susaf. “Buscamos esta conquista pois sabíamos que ínumeros benefícios direta e indiretamente para nossa cidade. A agregação de valores através do ICMS é muito importante pois possibilita incrementarmos nossos investimentos em Saúde e Educação, além de custear outras despesas fundamentais para a Prefeitura”, destacou.

Uma das empresas que mostra este crescimento é o Frigorífico Seival, que desde a adesão ao Susaf tem tido uma contribuição cada vez mais significativa no ICMS que volta para Taquari. Entre 2016 e 2017, teve um crescimento de cerca de 285% no retorno no valor adicionado, que retorna para Taquari.

A definição de valor adicionado é a diferença entre as saída e as entradas de mercadorias dos empreendimentos, não importando se a operação é tributada ou amparada pela isenção ou imunidade. Ilustra os resultado econômicos da empresa ao longo do ano. Quanto maior este valor, maior será a fatia do município na cota municipal do ICMS.

No caso de Taquari, os valores que o município recebe de repasse são aplicados em diferentes áreas do município. A Fazenda segue as exigências legais e aplica 25% do que retorna em Educação, entre 23% e 25% são aplicados na área da Saúde, bem acima dos 15% que são exigidos por lei. O percentual restante é aplicado em despesas de custeio, com bases no orçamento da Administração.

Data de publicação: 20/03/2018

Créditos: Murilo Dannenberg