Ocorreu ontem, dia 13, o XIII Encontro Estadual do Programa Sesc Sorrindo Para o Futuro, realizado no Teatro do Sesc, no Centro de Porto Alegre. Taquari é um dos municípios que mantém parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc - RS) e que mantém a iniciativa em funcionamento nas escolas da rede municipal. O objetivo do programa é a promoção de hábitos saudáveis principalmente através de cuidados odontológicos básicos. Compareceram no evento, as dentistas que trabalham na aplicação do programa junto à comunidade, Fernanda Junqueira, Kaira Koche, Karoline Santos da Cruz e Ketlyn Terra.

No evento desta terça-feira, foram debatidos os resultados obtidos pelos municípios, bem como a realização de palestras sobre assuntos relevantes à saúde odontológica, principalmente sobre respiração bucal e aprendizagem escolar, práticas que podem evitar o desenvolvimento de problemas futuros. Em Taquari, os alunos da rede municipal recebem, todos os anos, o material de saúde bucal e o acompanhamento periódico das dentistas.

O programa vem estimulando maior acesso ao tratamento odontológico, trabalhando na prevenção de fatores de risco comum às doenças crônicas (ex. alimentação, atividade física e higiene), estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e promovendo motivação e envolvimento da comunidade escolar. Segundo a dentista Fernanda Junqueira, a manutenção do programa é um grande ganho para a saúde das crianças. “Esse programa é de suma importância para o bem estar e saúde das crianças, pois, além de prevenir doenças como a cárie, caso seja necessário, a criança é encaminhada para um posto de saúde mais próximo de sua casa para tratar as alterações dentárias”, ressaltou.

O Sesc oferece gratuitamente material gráfico educativo (cartilha infantil e cartilha do professor) e também para higiene bucal das crianças (kit com escova, creme e fio dental) os quais são trabalhados durante todo o ano letivo entre as equipes de saúde bucal e as escolas municipais. As crianças que apresentam alguma necessidade de tratamento odontológico são encaminhadas para atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua escola.

Data de publicação: 14/03/2018

Créditos: Murilo Dannenberg