Ao longo desta semana através da Secretaria de Saúde e do Meio Ambiente, a Prefeitura de Taquari realizou mais um Levantamento de índices Rápido (Lira), com o objetivo de recolher amostras e encontrar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Vinte e três servidores, dentre eles, três agentes de combate à endemias e 20 agentes comunitários de saúde iniciaram, na segunda-feira dia 8, a jornada de trabalho em 44 quarteirões de 13 bairros do município.

A escolha dos locais acontece através de sorteio, que determinaram a visita em endereços dos Bairros: Prado, Colônia 20, Rincão São José, Coqueiros, Passo da Aldeia, Centro, Olaria, Praia, Caieira, Léo Alvim Faller, Parque do Meio, Boa Vista e Tinguité. Cerca de 20 amostras de água foram recolhidas e serão encaminhadas para a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Lajeado.

O objetivo do trabalho é identificar quais áreas apresentam larvas do Aedes e à partir daí definir estratégias de combate à espécie, conhecida por ser transmissora de vírus como o da dengue, zika vírus e chikungunya. Os resultados devem ser divulgados em cerca de um mês. O próximo procedimento será realizado ainda em outubro deste ano.

Data de publicação: 08/03/2018

Créditos: Murilo Dannenberg