Nas últimas semanas, o Corpo de Bombeiros de Taquari, em parceria com outras unidades da região, promoveu cursos e treinamentos para civis que desejam fazer parte da corporação taquariense atuando como voluntários.

Não há reconhecimento sem esforço, e não há luta vencida sem dedicação. Nas últimas semanas, o Corpo de Bombeiros de Taquari, em parceria com outras unidades da região, promoveu, pela primeira vez na história do município, cursos e treinamentos para civis que desejam fazer parte da corporação taquariense atuando como voluntários. A rotina de ensinamentos inclui prevenção de incêndios, ações de primeiros socorros e resgates em veículos acidentados.

Ministradas por profissionais de cidades como Dois Irmãos, Taquara, Triunfo, Portão e São Leopoldo, as aulas funcionam como uma troca de experiências entre os bombeiros visando a, no futuro, formar cidadãos capacitados a auxiliar o comando em Taquari e também na região, em ocorrências das mais diversas naturezas. Nos cursos, são simulados principalmente resgates em automóveis com vítimas presas às ferragens, contenção de incêndios e ações de primeiros socorros, sempre sob a orientação de coordenadores.

Conforme o tenente Jorge Oscar da Silva Soares, mais de 20 pessoas foram pioneiras participando da iniciativa. “Elas mergulham de cabeça nas atividades dos bombeiros. Além de dormirem em nosso alojamento, participam ativamente de todos os exercícios propostos pelos coordenadores”, afirma. Na tarde do último sábado, dia 7 de novembro, após ouvirem a aula teórica dada na Câmara de Vereadores, a turma chamou a atenção da comunidade no centro quando seguiu em marcha até o Pavilhão Arthur da Costa e Silva, local onde ocorreu a parte prática. Os participantes percorreram boa parte do rigoroso trajeto do Legislativo até o Parque de Exposições Nardy de Farias Alvim correndo, tamanha a exigência de comprometimento dos militares para com o aspecto físico dos alunos, essencial para melhor desenvolver as tarefas solicitadas.

Antes de cada atividade, os responsáveis trataram de explicar detalhadamente o funcionamento dos equipamentos, para que não se escapasse nenhuma dúvida. Compartilhando experiências com os iniciantes, integrantes do Corpo de Bombeiros da cidade de Dois Irmãos ainda destacaram, nas aulas teóricas, a necessidade de se estar preparado psicologicamente para certos tipos de ocorrências. “Nós não somos de ferro, muito menos super-heróis. Somos seres humanos como qualquer outro. Em algum momento vamos nos abalar, e nessa hora temos de permanecer firmes para lidar com a situação”, explicaram.

Na prática, cuidados com possíveis vítimas e o manuseio dos objetos utilizados em salvamentos foram destacados a todo o momento por eles, assim como o uso correto das vestimentas e dos aparatos de segurança, que jamais devem ser esquecidos nos atendimentos que podem surgir no dia a dia.

No domingo, dia 8, a Associação Beneficente Pella Bethânia recebeu o grupo para a realização de mais treinamentos. “Essa proposta é extremamente importante não só para os voluntários, mas também para o município como um todo, pois é devidamente homologada pelas autoridades de segurança”, destaca Soares. Segundo ele, a luta, agora, é para aperfeiçoar ainda mais as instalações e os materiais da corporação taquariense.

Saiba como fazer parte

Os bombeiros são integrantes das forças de segurança, sejam civis ou militares, como soldados, cabos, sargentos ou oficiais, responsáveis pelo combate a incêndios, pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, pelo resgate de vítimas - de incêndios, afogamentos, acidentes ou catástrofes - e pela conscientização da população sobre medidas de segurança. Esse profissional atua em diversas situações de desastres e catástrofes, e realiza a perícia e a investigação sobre sua origem.

Entre as características necessárias de cada um estão o desejo de servir a toda população e salvar vidas, excelente condicionamento físico e equilíbrio emocional para lidar com as situações mais adversas. Também é importante manter autocontrole, boa disposição física, boa saúde, capacidade de cumprir ordens e determinações, capacidade de decisão, capacidade de lidar com a visão de sangue e de pessoas acidentadas, capacidade de liderança, capacidade de pensar e agir sob pressão, coragem, disciplina, equilíbrio emocional, habilidade para trabalhar em equipe, raciocínio rápido e resistência física.

O curso em Taquari é composto por três níveis: 1, 2 e 3. Quem passar pelo 1, vai para o 2, e assim sucessivamente. As aulas da primeira turma continuam no próximo final de semana, entre os dias 13, 14 e 15. Quem deseja se tornar voluntário, seja homem ou mulher acima de 18 anos, pode entrar em contato com a corporação de Taquari indo até o Parque de Exposições Nardy de Farias Alvim ou ligando para o telefone (51) 3653.7210.

Data de publicação: 12/11/2015

Créditos: Juliano Kern