A partir da próxima segunda-feira, dia 16 de novembro, começa a atender nas unidades básicas de saúde (UBS) do Rincão, o médico clínico geral Filipe Alves Souza. O profissional foi encaminhado para Taquari através do Provab.

Estará atendendo a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de novembro, nas unidades básicas de saúde (UBS) do Rincão, o médico clínico geral Filipe Alves Souza. O profissional foi encaminhado para Taquari através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica do Governo Federal (Provab), uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação e os municípios.

O médico foi recepcionado na Secretaria de Saúde e Meio Ambiente na terça-feira, dia 10, pelo prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, pelo secretário da pasta, José Harry Saraiva Dias e pelo auditor da secretaria, Edson Silva. “A contratação de médicos em município pequenos do interior é uma dificuldade já conhecida e mesmo com os nossos esforços e a realização de concursos públicos não conseguimos completar nosso quadro como gostaríamos sem a ajuda de programa como esse. Desde 2013 duplicamos o tamanho de três postos de saúde, construímos um totalmente novo e ainda temos outros dois em construção. Ainda temos recursos garantidos para a construção de uma UBS na localidade das Amoras e para a ampliação do posto de saúde do Passo da Aldeia. Todo esse investimento em infraestrutura também demanda mais profissionais para atendimento”, disse Maneco.

O objetivo do Provab é ampliar o acesso da população carente ao atendimento a saúde, incentivando profissionais recém-formados a trabalhar em regiões marcadas pela escassez de médicos. O novo profissional encaminhado para Taquari atenderá nas duas unidades básicas de saúde do Rincão, onde ficará até o término da construção do novo prédio da Estratégia Saúde da Família (ESF) da localidade, onde o médico passará a atender e onde serão concentrados todos os atendimentos à saúde da comunidade local.

Filipe chegou na segunda-feira em Taquari e contou sobre suas expectativas na nova cidade. “Vai ser um desafio para mim, vim de Minas Gerais para um local novo e desconhecido. É uma oportunidade que o Provab proporciona aos médicos. Quero trabalhar e adquirir muita experiência com a área da saúde da família e criar um vínculo com a comunidade, além de deixar uma marca positiva na região”, afirmou.

Mais que o dobro de profissionais na saúde em três anos

Desde 2013, quando a nova administração assumiu a Prefeitura, o quadro de profissionais da área da saúde mais que dobrou. Formada no início de 2013 por dez servidores, com a chegada do novo clínico geral através do Provab, o município atingiu o número de 24 profissionais atendendo na área da saúde, sendo nove clínicos gerais, dois psiquiatras, três pediatras, dois nutricionistas, sete dentistas e um ginecologista/obstetra. “Nossa grande dificuldade ainda é na área de ginecologia e obstetrícia. Fizemos concursos públicos para a área, mas nenhum profissional aprovado aceitou assumir a vaga. Estamos à procura de médicos e recebendo currículos para preencher o quadro de médicos e melhor atender nossa população”, apontou Maneco.

Data de publicação: 11/11/2015

Créditos: Aline Ben/Leonardo Rosa