Mediante encaminhamento médico, milhares de cidadãos taquarienses são acolhidos mensalmente pela Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, que dispõe de uma frota de veículos renovada para levar o máximo de conforto e bem-estar a seus usuários do transporte.

Assegurando um dos preceitos fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o acesso a serviços de saúde através de transporte eficiente e humanizado, a Prefeitura de Taquari, por meio da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, vem trabalhando forte para garantir o direito de sua população em realizar consultas e exames fora do município. Mediante encaminhamento médico, milhares de cidadãos taquarienses são acolhidos mensalmente pela secretaria, que dispõe de uma frota de veículos renovada para levar o máximo de conforto e bem-estar a seus usuários.

Atenção: Por uma questão de logística, o setor de Transporte alerta que as viagens devem ser agendadas com 48 horas de antecedência. Quando a administração instituiu turno único, em setembro, o atendimento passou a ser feito das 7h às 13h.

No total, segundo levantamento da pasta, 2.230 pessoas utilizaram o serviço no mês de junho, sendo a maioria destinada para a Capital (42%), seguida por Lajeado (40%), Encantado (6%), Canoas (3%), Teutônia (2%) e Santa Cruz do Sul (1%). De acordo com o vice-prefeito, André Brito, para que o cidadão tenha uma assistência contínua e integral, não basta apenas a existência de uma rede de serviços de saúde. Há, ainda, a necessidade de que meios de transporte estejam disponíveis para que os pacientes cheguem a unidades e hospitais. “O cuidado redobrado com as pessoas com enfermidades exige do servidor atenção e dedicação permanente com os passageiros do veículo, que muitas vezes sofrem de doenças graves. Nosso dever é garantir um atendimento de qualidade para todos que procuram esse serviço”, afirma.

“O serviço é ótimo”

A pensionista Maria Salete Silveira, de 52 anos, utiliza transporte até o Hospital Bruno Born, em Lajeado, a fim de fazer exames clínicos em função de um problema de cálculo renal. “O serviço de transporte me facilita muito, pois eu preciso consultar, realizar os exames, retirá-los, voltar e levar ao especialista. Utilizo uma ou duas vezes a cada mês”, conta.

Maria Salete destaca o trabalho dos funcionários e dos motoristas, e também dá sugestões para que as demais áreas correspondentes à Secretaria da Saúde melhorem. “O serviço de transporte é ótimo, mas a saúde como um todo vem passando por dificuldades. Agora, com essa atual gestão, é que começou a vir oculistas e médicos para atender em Taquari. Acho que precisa de ainda mais profissionais para atender a essa alta demanda”, acredita.

Desde que nasceu, Luciano Conceição de Medeiros, irmão de Lucielen Conceição Dória, sofre de paralisia cerebral. O transporte da Secretaria da Saúde já faz parte da vida de ambos, ao longo de 20 anos de cuidados irrestritos por parte de Lucielen. “Viajamos para Porto Alegre, Encantado, Canoas. Tudo depende de onde o SUS marca”, conta a dona de casa, que geralmente utiliza o serviço duas vezes por semana. Lucielen também salienta a eficiência de funcionários e colaboradores do setor no trato com os pacientes. “Considero o serviço ótimo. Me ajuda em tudo. Sempre que precisei, fui atendida muito bem, tanto pelos funcionários quanto pelos motoristas”, revela a moradora do bairro Centro.

Para o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, as novas conduções adquiridas pela atual gestão contribuem diretamente para a comunidade e ajudam a estruturar ainda mais o trabalho oferecido pela Secretaria da Saúde do município. “Não podemos esquecer as melhorias que a Saúde recebeu de 2013, quando iniciamos nosso governo, até hoje. Nosso hospital é referência regional em várias especialidades, recentemente lançamos o edital para construir dez leitos em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e dar um novo Centro de Imagem ao Isev (Instituto de Saúde e Educação Vida). Foram comprados onze novos veículos para auxiliar o transporte: dois carros, quatro minivans, três vans, uma UTI móvel e uma ambulância. Ainda temos mais de R$ 20 milhões em projetos cadastrados junto aos governos Federal e Estadual. Além de cursos de qualificação para os servidores, inauguramos um novo prédio para a Secretaria da Saúde e em novembro estaremos com a nossa Farmácia Básica completamente remodelada”, detalha Maneco.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 01/10/2015

Créditos: Juliano Kern

Créditos das Fotos: Juliano Kern e Leonardo Rosa

Compartilhe!