Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Emílio Schenk, no bairro Leo Alvim Faller, realiza a 10ª edição da sua Feira do Livro.

Aconteceu na noite de terça-feira, dia 29, a abertura da 10ª Feira do Livro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Emílio Schenk, no bairro Leo Alvim Faller. Na oportunidade, também foi comemorado o 6° aniversário da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso, que fica dentro da instituição. Neste ano, o tema da Feira foi “O Jardim de Ruth Rocha”.

Na cerimônia de abertura, a mesa de autoridades foi composta pelo secretário de Educação, Cassius Antônio da Rosa; pelo secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Leandro Mariante; pela secretária adjunta de Educação, Ana Paula Nunes Arnt; pela coordenadora de Cultura, Sabrina Freitas; pela diretora da escola, Sandra Regina da Silva; e pela escritora triunfense Célia Ávila. Esta última contou um pouco de sua história e tocou duas músicas com o que ela chamou de “rainha dos instrumentos gaúchos – a gaita”.

Na sequência, a poetisa Marinilza de Souza Silva, taquariense, ex-aluna da Emílio, falou aos presentes. Ela, que está em seu segundo livro – “Palavras da Alma” –, lembrou que, aos nove anos, escreveu uma poesia para sua mãe na escola. Marinilza disse também que vai a feiras para divulgar seu trabalho. “O melhor pagamento que recebo é o orgulho que meus filhos têm de mim”, afirmou, emocionada.

A diretora Sandra falou que era uma emoção e um prazer fazer a abertura da feira. “Esta foi uma semana bonita na escola. Todos trabalhando com foco no mesmo objetivo”, salientou, elogiando o comprometimento e o empenho da comunidade escolar para a realização do evento. O fato de muitas pessoas acreditarem que, com o avanço da tecnologia, o livro desapareceria foi abordado pelo secretário de Educação. “Mas isso não se confirmou. Não tem emoção melhor que ler um livro, sentir o cheiro de um livro novo. A leitura nos ensina a pensar, e o pensamento liberta. A leitura mostra um mundo que, muitas vezes, não temos oportunidade de conhecer”, destacou. Para finalizar, Cassius leu um dos poemas da poetisa Marinilza.

Após as falas, foi realizada a leitura da biografia de Ruth Rocha por uma aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também do EJA, estudantes encenaram a peça “Bom dia, todas as cores”, sob a coordenação das professoras Cris Pereira, Gisele e Renilda. Por fim, os alunos, acompanhados pelo professor Manoel, tocaram e cantaram quatro canções – dentre as quais “Valeu, amigo”.

SAIBA MAIS: A paulista Ruth Rocha, de 84 anos, é escritora de livros infantis. Sua obra mais famosa é “Marcelo, Marmelo, Martelo”, com tradução para diversas línguas, e que vendeu mais de dez milhões de exemplares. Em 2008, Ruth foi eleita membro da Academia Paulista de Letras.

Cerca de mil pessoas prestigiaram o evento

Na manhã de quarta-feira, dia 30, tiveram início as visitações à Feira do Livro. Contando com área de playground com brinquedos, venda de livros e artesanatos, a feira recebeu visitações de várias escolas do município, além da comunidade em geral.

A diretora da escola ressaltou a importância do evento. “É um momento muito pedagógico, momento de explorar o teatro, a música e a dança. Os alunos se sentem importantes”, contou Sandra.

Cada sala de aula trabalhou uma obra da autora Ruth Rocha, transformando o ambiente e realizando apresentações durante as visitações. Além disso, atividades como Hora do Conto e Cinema também foram realizadas.

Vendedor de livros de Porto Alegre, João Coutinho, participou do evento com diversos exemplares. “Viemos colaborar. Sempre participo, ajudando com as escolas nas feiras de livros”, disse. A Feira do Livro encerrou as atividades no fim da tarde, às 17h, e foi prestigiada por cerca de mil pessoas.

Data de publicação: 02/10/2015

Créditos: Vanessa Porto