Na manhã da última quarta-feira, dia 30 de setembro, ocorreu, nas dependências da Câmara de Vereadores, audiência pública de avaliação das metas do orçamento municipal referente ao 2º quadrimestre de 2015. Segundo o responsável pelo setor de Controle Interno da Prefeitura, Renato Nunes, foram apresentadas a Avaliação das Metas do Quadrimestre e os anexos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O encontro, comandado pelas equipes do Controle Interno e da Secretaria da Fazenda, ainda contou com a presença de vereadores e da comunidade.

De acordo com os números divulgados, a receita fiscal líquida (que leva em conta somente as transferências de impostos) atingiu a quantia de R$ 19.711.039,23, já a despesa fiscal líquida, que não considera a diminuição de dívidas e contabiliza gastos com pessoal, serviços, consumo e investimentos, totalizou R$ 16.260.268,13. Subtraindo a receita pela despesa, chegou-se ao resultado primário de R$ 3.450.711,10.

Conforme Renato, 98% do que era esperado em receitas foi atingido, incluindo-se nesse cenário algumas fontes importantes como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em âmbito federal, e o Imposto Sobre Circulação e Mercadorias (ICMS) em esfera estadual. O FPM acabou 0,5% acima do previsto, contando com uma cota extra de R$ 150 mil. De R$ 5,013 milhões esperados, o município recebeu R$ 5,038 milhões. De ICMS, houve repasse de R$ 4,321 milhões dos R$ 4,299 milhões previstos.

De acordo com Renato, na avaliação das metas foi demonstrado como o município procurou cumprir as finalidades previstas de arrecadação, pagamento de obrigações e endividamento, comparando com o que foi executado. Na reunião, também foram divulgados os índices de gastos com educação (24,56%) e saúde (23,10%). Quanto ao pagamento de pessoal, obteve-se uma queda no percentual, de 52,51% no quadrimestre passado, para 49,61% no segundo.

Os anexos da LDO mostraram as metas do município para o próximo exercício no tocante da arrecadação, de despesas, do pagamento da dívida, bem como do cumprimento das metas fiscais dos anos anteriores. Conforme os funcionários do Executivo, a estimativa é arrecadar mais de R$ 56 milhões, incluindo-se os percentuais de crescimento da economia, a variação inflacionária e a média das receitas repassadas nos últimos três anos por Estado e União.

Data de publicação: 01/10/2015

Créditos: Juliano Kern