Os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para os municípios de Bom Retiro do Sul e Taquari pautaram reunião na sede da Caixa Econômica Federal em Novo Hamburgo.

Os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para os municípios de Bom Retiro do Sul e Taquari pautaram o encontro intermediado pelo deputado estadual Adão Villaverde (PT) entre o prefeito, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, e o secretário de Administração, Cláudio Roberto dos Santos, com o gerente-executivo de Governo da Caixa Econômica Federal (CEF), Luciano Pires da Silva. O encontro ocorreu na manhã da última sexta-feira, dia 2 de outubro, na sede da CEF em Novo Hamburgo.

Em relação a Taquari, a reunião destacou a obra que está sendo realizada com investimento de mais de R$ 7,4 milhões para infraestrutura completa de 16 ruas no bairro Coqueiros e nos loteamentos do Zé Luiz e Parque do Meio. “Estamos com as obras em um ritmo acelerado. A previsão é que estejam concluídas em dezembro deste ano ou no início de 2016”, afirmou o prefeito.

Sobre Bom Retiro do Sul, o tema em especial foi a reestruturação e a revitalização do bairro São Francisco. O projeto já está parado há quatro anos, e é uma das principais demandas da comunidade local. “Esse investimento foi conquistado na época em que eu era secretário de administração de Bom Retiro do Sul, com grande articulação dos mandatos dos deputados Adão Villaverde e Fernando Marroni”, explica Cláudio.

O secretário ressaltou que o projeto de revitalização de áreas invadidas contempladas no PAC 2 do Governo Federal, caso em que se enquadra o bairro São Francisco, é um projeto a fundo perdido, no qual o governo municipal não precisa devolver para a União os valores investidos e também não pode cobrar da população qualquer contribuição para a concretização das melhorias. Atualmente o valor total disponível para o projeto é de aproximadamente R$ 8 milhões. “É o maior valor captado pelo município junto à União até hoje sem a necessidade de contrapartida”, destacou Cláudio.

Até o momento já foram investidos na obra R$ 3,2 milhões em pavimentação asfáltica. O último repasse financeiro foi realizado em fevereiro de 2014. O secretário acentua que no caixa do município há R$ 550 mil para prosseguimento das obras e que os próximos repasses da União acontecerão após as novas medições. Cláudio também ressaltou que o projeto de construção do barracão da Escola de Samba já foi licitado, porém ainda não iniciou por divergências nas planilhas com relação às informações dos curtos de Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) enviados para a CEF.

Conforme informado na reunião, para o restante do projeto, que inclui a regularização fundiária (dar o registro dos terrenos para os proprietários), construção de 50 casas e reforma de outras 80, o programa está em dia, faltando apenas a iniciativa do município em licitar e concluir o programa.

Data de publicação: 05/10/2015

Créditos: Aline Ben