Equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e da Defesa Civil trabalham em mutirão desde a madrugada de quinta-feira para atender os pontos mais atingidos pelas fortes chuvas no município.

De acordo com o controle da Defesa Civil realizado com o uso dos dados do pluviômetro automático instalado no município, desde a quarta-feira, dia 7 de outubro, as chuvas que caíram no município atingiram o volume de 232 milímetros. Segundo o coordenador do setor, Leandro Bittencourt, o volume representa quase o dobro da média de chuva prevista para todo o mês de outubro. “É uma quantidade muito grande de água em pouco espaço de tempo, por isso os problemas de alagamento se multiplicam rapidamente”, aponta Leandro.

Desde a madrugada de quinta-feira, dia 8, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e da Defesa Civil estão trabalhando nos pontos mais atingidos pelo grande volume de chuva que caiu no município nas últimas horas. De acordo com o secretário adjunto de Obras e Serviços Urbanos, Marcelo Brandão, foram registradas pela equipe da Prefeitura três quedas de pontes: no Cerro dos Kern, na Costa do Santa Cruz e no Arroio das Pedras, na estrada próxima ao Instituto Agrícola Presidente Dutra (IAPD).

Também durante a quinta-feira a Defesa Civil acompanhou de perto a situação dos moradores ribeirinhos. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, na sexta-feira, dia 9, algumas famílias já devem começar a deixar suas casas com a ajuda da Prefeitura, antes da enchente atingir suas residências. A estimativa é que a cheia atinja o município de sábado para domingo, dias 10 e 11. “A previsão até o momento é de uma enchente um maior que a de setembro, mas seguiremos monitorando o rio para acompanhar a situação”, afirmou Leandro.

O prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, e o vice-prefeito André Brito, também atenderam a comunidade que buscou auxílio diretamente no Centro Administrativo na manhã de quinta-feira. “A grande quantidade de chuvas que atingiu Taquari nos últimos dias ocasiona diversos problemas em nosso município, mas não nos tira o empenho e a vontade de trabalhar. Desde o início da nossa gestão, reduzimos em mais de 70% os pontos de alagamento da cidade, resolvendo problemas de décadas. A falta de dinheiro nos impede de resolvermos todos de uma vez só, mas o nosso compromisso é melhorar cada vez mais, e não retroceder”, afirmou o prefeito.

Data de publicação: 08/10/2015

Créditos: Aline Ben